30 de dezembro de 2012

Verona e Pádua, o primeiro dia na Italia

Olá!

Voltei aos nossos trabalhos prontinha pra contar sobre o nosso último país do roteiro Europa 2012: Italia! No último post contei como foi Innsbruck, na Áustria e de lá partimos no mesmo dia para conhecer estas duas cidades lindas que são Verona, a terra de Romeu e Julieta, e Pádua, terra onde morreu Sto. Antonio de Pádua, o famoso casamenteiro. A visita a ambas as cidades foi curta, rapidinha, mas deu pra conhecer e tirar umas dicas legais.

✈ Verona, a cidade de Romeu e Giulietta

De Innsbruck fomos direto a Verona. O caminho para a cidadezinha proporciona uma vista incrível, afinal, estamos numa estrada em meio aos Alpes. Foi evidente a mudança do clima, o céu cinza e as montanhas nevadas de Innsbruck foram lentamente mudando para o verde dos campos italianos. Pra quem curte uma castelo ou igrejas antigas é uma viagem de mão cheia, pois há diversos nos pequenos vilarejos que encontramos no caminho.

Antes de falar um pouco mais sobre a chegada em Verona é importante falar sobre uma dica que será necessária em todas as cidades da Italia. Sempre que se entra em uma cidade italiana é necessário passar por uma espécia de alfândega e pagar uma taxa de entrada na cidade. Isso mesmo. Inclusive, em viagens com ônibus, o mesmo precisa pagar uma taxa para circular na cidade e outra para estacionar em locais específicos para ônibus turísticos. No caso da empresa Abratur essas taxas já estavam inclusas no valor do pacote então quem se preocupou com este pagamento foi a nossa guia. Mais pra frente vou falar também sobre a taxa de hospedagem nos hotéis italianos. Não, não é brincadeira, além do valor já pago é necessário que se pague uma taxa individual por pessoa e por noite que fica-se no hotel.



Mas voltando à linda Verona... chegamos à cidade que ainda é cercada por uma espécie de muralha e estacionamos no tal lugar permitido para os ônibus. É muito fácil, no entanto, chegar ao centro. Claro que eu vou fazer o mapinha pra vocês mas basta seguir a muralha e voilá !




Em Verona há duas coisas principais pra se ver mas que não deve-se atrelar apenas a elas (a menos que tenha pouco tempo, como eu): a casa da Julieta e a Arena. Além disso, como toda boa cidade italiana, tem igrejas e gelaterias. Mas vamos por partes...

✈ A casa da Julieta

A casa de Giulietta
Pra chegar à casa da Julieta é fácil mas é necessário atenção ao mapinha. Sobe-se a Via Giuseppe Mazzini até o fim dela e vira-se à direita na Via Cappello, é só andar uns 20 metros e já estamos na casa, à esquerda da rua. Lá dentro está o famoso balcão de onde Julieta conversava com Romeu, um portão de ferro onde são presos os cadeados com nome de casais (eu coloquei o meu!) e além disso há lojinhas. Sim, lojinhas. Souvenirs, canecas, cadeados com canetas próprias  uma delas até de chama Clube da Julieta. Para subir ao balcão e tirar uma foto é necessário pagar. Com o tempo curto eu passei essa parte, apenas coloquei meu cadeado, tirei a famosa foto com a mão no peito da Julieta (quem toca o peito dela, volta a Verona!) e curti o lugarzinho que é muito fofo.

Tocando o peito de Giulietta para retornar!


Recomendo super que ao chegar ao fim da Via Giuseppe Mazzini você também vire à direita que encontrará um super aglomerado de barracas na praça vendendo aqueles souvenirs que ninguém resiste. Também há fontes e estátuas. Nos arriscamos ainda mais a entrar na rua ao fim deste praça, a Corso Sant'Anastasia que no seu fim se encontra a Igreja de Santa Anastasia. Também conhecemos a Piazza del Signori, na Via della Costa onde há uma estátua de Dante e a Torre dei Lamberti, muito bonita e propícia para fotos. Aí também há banheiros! Ufa!


Escadaria da Torre


✈ A Arena

A Arena é um mini Coliseu. É a mesma estrutura, porém menor. Muitas vezes recebeu shows importantes como, por exemplo, o de Madonna. Fácil de achar, fica na praça principal, a Piazza Brà, de frente para a Via Dietro Anfiteatro. É necessário pagar 6 euros para entrar e há entrada para estudantes. É bonito demais, porém os degraus para subida são um pouco altos e para pessoas com condicionamento físico limitado pode ser um empecilho. Eu recomendo a subida até a parte mais alta da 'arquibancada' para ver Verona de um outro ângulo. Não há muito o que fazer lá dentro, são fotos e fotos e fotos!

Estavam montando estruturas para um show



Saindo da Arena, aí mesmo na Via Dietro Anfiteatro eu tomei o MELHOR GELATO DE PISTACHE DO MUNDO. Não, não é um exagero. Por 3 euros e 50, no restaurante Brek! Por favor, não deixem de provar esta delícia. Eu fiz questão de provar gelatos de pistache em todas as cidades e NENHUM, repito, NENHUM chegou perto do de Verona! Ainda bem que a visita à cidade acabou assim... deliciosa!

O melhor gelatto do mundo!

✈ Pádua, terra onde morreu o santo casamenteiro

Pádua foi um pequeno bônus em nossa viagem e nem posso me atrever a falar muito sobre ela pois passamos mais na intenção de conhecer a basílica (maravilhosa) e partir para Veneza. Ela estava, ainda bem, no nosso caminho a Veneza e fez parte do roteiro.

De Pádua não tenho muitas dicas não. Prevalece aquilo que falei sobre Verona e que vale para todas as cidades italianas: taxas de entrada à cidade e estacionamento para ônibus turísticos.

Prato della Valle

O que recomendo a visita é, claro, a basílica de Sto. Antônio de Pádua, a praça das esculturas Prato della Valle e, se tiver tempo e quiser, aí de frente pra praça há uma outra igreja (enorme, por sinal) que me pareceu muito bonita, a Basílica de Santa Giustina. Na praça começa uma avenida que termina na basílica e não tem erro: você vê ma abóbada de longe, o tempo todo. Mas calma, tem mapinha pra Pádua também!

O que vale é também comprar as famosas medalhinhas lá na igreja. Não vi diferença brutal de preço na compra dentro da igreja comparada às barraquinhas de rua como vi aquele absurdo de caro em Notre Dame e Sacre Coeur. (Em Notre Dame nem pense em comprar nada ou deixará seus rins por algo bonito).

Basílica de Sta Giustina
Basilica de Sto Antonio

Infelizmente, na basílica não foi permitido tirar fotos e eu fiquei MUITO triste pois o túmulo de Sto. Antônio é divino. As pessoas e, principalmente, os devotos, circulam a tumba, colocando suas mãos e fazendo seus pedidos, pagando suas promessas. É lindo de se ver, emociona muito a fé das pessoas dentro deste lugar. A igreja também não deixa a desejar, linda. Dica: andando ao fundo da basílica você pode visitar os restos mortais do Santo. Ao exumar o corpo do Santo, constatou-se a língua intacta ainda, mais de 30 anos após sua morte. Isso provou, para os religiosos, a imaculada vida do santo e comprovou sua santidade, sendo mantida em exibição na basílica. É possível ver, em relicários, a língua e a mandibula. O local onde estão guardadas estas relíquias é muito bonito e adornado, provoca emoção e traz outras relíquias como vestimentas. (Dica: algumas vezes se faz a exibição dos restos mortais do santo, seu esqueleto. Os fieis fazem longas filas para visitá-las. Se você é um deles, vale uma pesquisa mais profunda para saber quando isso acontecerá novamente e programar sua viagem a Padova!)

(Fonte: Google Imagens)
Tumulo de Santo Antonio (Fonte: Google Imagens)

Apesar de curta foi uma boa viagem, gostei de conhecer esta cidadezinha. Acredito que há coisas para ver além disso mas vou me conter ao que conheci porque não tive experiência suficiente nesta cidade a ponto de falar sobre ela horas e horas...



Mas não fiquem tristes! Tivemos um ótimo post sobre Verona hoje e o próximo post vai trazer um dia inteiro em Veneza, das 08h às 18h de pura dica sobre a cidade, o que fazer, onde comprar e onde comer.

Beijocas e nos vemos em Veneza! 

Um comentário:

  1. Muito bom os comentários. Por onde ja visitei é isso mesmo as dicas....

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...