14 de dezembro de 2012

Innsbruck, a capital de Tirol, na Áustria.

Olá! eu sei, eu sei, mereço um puxão de orelha pelo atraso!

Hoje é dia de falar de Áustria. A cidade que conhecemos neste país foi Innsbruck, que significa ponte do rio Inn. Foi o imperador Maximiliano I que a tornou capital do estado de Tirol, apesar de por um tempo, durante as Guerras Napoleônicas, a cidade se tornar parte da Baviera, aliada francesa.



Fomos pra lá no dia 28/10, logo depois de passar por Rotemburgo. Antes de chegarmos a Innsbruck paramos para almoçar em München (ou Munique) num restaurante de estrada self-service. Não vou recomendar este restaurante porque o atendimento não é muito bom e nem a comida, acho melhor sempre buscar restaurantes que não sejam de serviço self-service (apesar de a maioria dos restaurantes que paramos, mesmo na Italia, serem self). No caminho também foi possível ver de longe o estádio do Bayern München, muito bonito. Pra quem vai conhecer Munique me pareceu um lugar bem legal de visitar, apesar de distante da cidade em si.

Em Munchen, a primeira queda de neve


Na saída deste restaurante tivemos nossa primeira experiência com a neve caindo. Eu, pra falar a verdade, achei lindo demais (apesar de já ter visto neve em Rotemburgo e no Chile) e fiquei meio boba, querendo ver se o formatinho da neve é aquele mesmo que a gente vê em desenho... e é! Hahaha mas depois, ao chegar em Innsbruck neve estava caindo forte então pudemos vê-la melhor.

Confesso que quando chegamos à Áustria eu fiquei um pouco assustada porque estava dormindo no ônibus e o céu estava cinza na Alemanha porém visibilidade não era um problema. Quando acordei, a guia nos disse que estavamos entre as montanhas dos Alpes e eu simplesmente não conseguia vê-las. Parecia que o céu e o chão se uniam num tom branco/gelo e ficava impossível diferenciar o que era o que (exceto pelas casas). Quando entramos em Innsbruck a visibilidade estava melhor, porém ainda nevava muito. Acredita que demos a sorte de ver a primeira queda de neve do ano?

A cidade é linda demais. Uma das mais lindas vistas é o rio Inn de águas muito verdinhas (se você procurar no Google pode achar até que é Photoshop, mas não é!) com as montanhas ao fundo. Nosso hotel, o Dollinger, ficava na avenida à beira do rio e da minha janela era possível ver um parquinho e o rio ao fundo. O hotel é classificado como 3 estrelas mas me agradou muito. É de direção familiar, muito aconchegante e colonial, tem um restaurante e um bar onde tomamos umas cervejas e é muito agradável. Neste hotel a internet custa 5 euros por 24 horas de conexão. Dos hotéis que cobravam este foi o mais barato!

Nossa vista da janela, coisa mais linda!
A galera do tour ficou meio chocada quando chegou porque nevava bastante e não havia ninguém na rua, tudo escuro e ainda eram 17h. Mas eu e meus pais resolvemos ir conhecer a cidade porque o tempo era curto. Do Dollinger até o centro velho (Old Town) da cidade, caminhando, você gasta uns 10 minutos. Não é longe e nem é fácil se perder. Dá uma olhadinha no mapa:

Clique para ampliar o mapa!
Clique para ampliar o mapa!

Chegando na Old Town à noite não espere encontrar um milhão de coisas abertas porque, infelizmente, não vai achar. Na ruela que leva ao Tejadito de Oro você acha várias lojinhas de souvenirs dessas de babar, mas quando chegamos nelas (por volta das 18h30) elas já estavam se preparando para fechar. Claro que deu tempo de comprar souvenirs bem lindos mas é bom ficar esperto com o horário. Há canecas de vidro adornadas em dourado com o nome de Innsbruck ou da Áustria mesmo e que custam não muito caro, ótimas lembrancinhas! Os cucos (que também compramos em Heidelberg) também estão aqui, além de cristaizinhos swarovski. Estes foram os presentes mais originais que encontrei, mas lá há mil tipos de canecas para cerveja, camisetas, moletons, mochilas, miniaturas, broches, brasões e outros. Dá pra fazer a festa.


O Telhadinho de Ouro, pra quem não conhece, é um balcão com o telhado de ouro na praça central da Old Town, que foi construido por Maximiliano para sua segunda esposa poder assistir aos espetáculos na praça. Na minha opinião ele tem mais um apelo histórico do que beleza de fato, mas é legal conhecer. À noite não é muito visível.
Na ruela das lojas de souvenir

Tejadito de Oro pela manhã

Prédio antigo na Old Town
É nesta mesma praça que há o McDonalds onde jantamos, pois não havia nada aberto, estava super escuro e também nevava. Ao lado do McDonalds está a famosa loja Swarovski, que visitamos no dia seguinte. Dica: se for ao Mc peça o Royal TS. Divino!


Depois da janta retornamos ao hotel e aproveitamos o bar aconchegante para tomar uma cervejinha. Mesmo no friozinho, valeu a pena, o bar é aquecidinho, tem tv e você pode tomar no balcão ou nas mesas! O atendimento é de total simpatia!

Belas cervejas!
Na manhã seguinte estava incluso em nosso pacote um tour pela cidade, que eu acho que foi muito rápido. Saímos do hotel e de ônibus fomos contornando o rio, passamos em frente ao cemitério (que eu achei lindo todo coberto de neve) e subimos para conhecer o famoso trampolim de ski das Olimpíadas. Ele fica no monte Bergisel e sua arquitetura é moderna. Foi construído em 2001.

(fonte: Google Imagens)

Descemos a montanha e fomos conhecer a basílica Wilten de Innsbruck que é um destaque por não ter alguns itens necessários para ser considerada como basílica. O estilo da igreja é rococó e não possui abóbadas como as outras basilicas. A beleza desta deixou muitas outras a desejar, apesar de, por fora, não ser tão bonita!


Cemitério da Basilica

Foi a vez de conhecermos a Old Town pela manhã! E nessa visita conhecemos a loja oficial da Swarovski. Eu não sei descrever com a precisão necessária esta loja. Talvez 'magnífica' resuma um pouco do que vimos. As escadas têm cristais, há holofotes de cristais, uma mosca maravilhosa de cristal na entrada... resumindo, tudo é de cristal. Não se iludam que poderão entrar aí e sair comprando mil lembrancinhas porque tudo na loja é muito caro! O item mais barato que encontrei foi um brinco de segundo furo com um mini-cristal e que custava 8 euros! Ouch!

A linda Swarovski Gallery





Gostaria de ter ficado muito mais tempo na cidade para conhecer o Museu Swarovski que pelo que vi pela internet é de cair o queixo de lindo. Apesar de não tê-lo visto trouxe algumas informações básicas pra quem estiver afim de conhecer.

Endereço: Swarovski Kristallwelten
Kristallweltenstrasse 1
A- 6112 Wattens
Austria
Tel.:             +43 (0)5224 51080      
Fax: +43 (0)5224 51080-3831
www.swarovski.com/kristallwelten
swarovski.kristallwelten@swarovski.com

Há um serviço de transportes de Innsbruck para o Museu Swarovski Crytal Worlds que leva e trás a cada duas horas das 9h às 15h. 

Tenho certeza que há muito mais para conhecer nesta linda cidade mas infelizmente ela estava em nosso roteiro como cidade dormitório, assim como Heidelberg, e a visita foi curta. Numa próxima vez quero ir no verão pois vi diversas fotos que me interessaram muito pela cidade no verão! Como visitei poucos lugares na cidade resolvi buscar em outros sites algumas dicas de lugares que podem ser visitados e encontrei o Fodors.com que está em inglês e traz um pouco do que pode ser encontrado na cidade.


✈ TURISMO
✈ Alpinarium Review
É um museu e memorial (mas que também possui paredes de escalada, cafés, bibliotecas) construído pela comunidade que após uma avalanche perdeu dúzias de seus entes queridos. Com uma parede de pedra firme evitaram que novas avalanches ocorressem.
- Info
Endereço: Hauptstrasse 29c, Galtür, Tirol, A-6563
Horários: Terça a Domingo das 10h às 18h.
Não há informações sobre preço no Fodors.com
www.alpinarium.at

✈ Hofkirche 
Construída para ser o mausoléu de Maximiliano I, a igreja de granito preto traz 28 estátuas gigantes de ancestrais, incluindo o Rei Arthur. Não perca a capela de prata do séc 16 com seu altar elaborado e sua madona de prata (essa visita é melhor aproveitada pela manhã pois à tarde o sol bate diretamente atrás do altar).
- Info
Endereço: Universitätsstrasse 2, Innsbruck, Tirol
Preço: 5 euros
Horarios: de Segunda a Sabado das 9h às 17h e aos Domingos das 12h30 às 17h
Website: www.hofkirche.at
Location: Innsbruck
(vi as fotos e achei maravilhosa, não deixem de ir!)

✈ BARES
✈ Blue Chip 
Para dançar, o Blue Chip é o hot spot nas quartas e fins de semana.
- Info
Endereço: Wilhelm-Greil-Strasse 17, Innsbruck, Tirol
http://www.chip-ibk.com/index.php?Itemid=53
(o local parece legal e bem jovem, mas um pouco pequeno pelas fotos!)

✈ Stamperl 
Um favorito declarado da cidade!
- Info
Endereço: Franz-Reisch-Strasse 7, Kitzbühel, Tirol

✈ COMPRAS
✈ Christmas Market 
Esta loja traz o mais bonito em artigos natalinos, velas, artigos em vidro e feitos à mão.
- Info
Endereço: Herzog-Friedrich-Strasse 15, Innsbruck
Aberto de 23 de novembro a 28 de dezembro.


E aí o que achou das dicas? Quer uma curiosidade final? Sabia que após o México defender a Áustria frente à Alemanha na Segunda Guerra Mundial, a Áustria é eternamente grata ao país, tanto que idolatra peculiaridades de sua cultura e reserva 50% de suas vagas com bolsa da Universidade para mexicanos!

No próximo post iniciamos, finalmente, nosso tour pela Itália e, após alguns posts, finalizamos o roteiro Europa 2012!
Quer saber qual será a primeira cidade visitada na Italia? Fique de olho na nossa página no Facebook para saber!

Beijocas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...