19 de novembro de 2012

Torre Eiffel, Saint Chappelle, Catedral de Notre Dame e Museu D'Orsay

Olá!

Mais um dia do nosso roteiro! E esse dia foi particularmente delicioso! Vamos lá...

Começamos o dia com um delicioso café da manhã no hotel, no bistrô que fica dentro dele. Provem o croissant, não esqueçam disso de jeito nenhum! O hotel é o Median Paris Congrés, próximo ao Porte de Clichy.

Incluso no nosso pacote estava um city tour panorâmico, o qual decidimos fazer pela manhã pra saber mais ou menos onde estava o quê e, ao invés de retornar ao hotel, descemos no ponto final do tour, a Torre, e partimos daí pra outros lugares. O tour foi interessante, mostrou um pouco da cidade e, além da descida na Torre Eiffel, parou um pouco no Les Invalides para fotos.

Les Invalides

Paizão e a frente do Les Invalides

Este Hotel Nacional dos Inválidos (ou Palácio dos Inválidos) é uma construção ordenada por Luis XIV para dar abrigo aos inválidos de seus exércitos. Até hoje funciona assim mas também abriga museus e é uma necrópole militar. Convenhamos... o monumento é magnífico. De uma grandeza e beleza fabulosas. E é possível entrar. Nós decidimos não visitar porque tínhamos muitas coisas na lista!

O tour nos levou até a Torre e aí descemos. Tiramos as fotos tradicionais, atrás dos jardins e depois entramos na fila pra subida. Para a torre não compramos ingressos antecipados, mas é possível no site. Demos muita sorte pois não pegamos nada de fila, nem pra entrar e nem pra ir ao topo! Só que uns 20 min depois de subirmos a fila ficou enorme... e depois sumiu de novo! Então não tem muito horário que seja melhor. Há blogs que recomendam chegar no horário de abertura, 9h. Ou você pode contar com a sorte!

Foto em família
Vista do topo
Pra quem não tem medo de altura eu super recomendo a subida ao topo. É uma vista que eu não tenho como explicar. Foi divertido também porque meus pais resolveram tomar um champagne de comemoração aos 25 anos de casados (motivo da viagem, lembram?) e tiramos fotos muito boas. (Pra quem quiser, cada tacinha de champagne de ótima qualidade custa 10 euros no topo da torre Eiffel, na unica lojinha do topo).

Depois de mil fotos e comprar souvenirs na lojinha da torre, descemos e almoçamos um belo crepe no quiosque bem em frente à torre (saindo na direção oposta do gramado, atravesse a rua e aí está o quisoque).

Não deixe de ir aos jardins do Trocadero (que fica bem em frente à torre, atravessando a ponte l'Iena), subir e tirar uma bela foto com a Torre ao fundo. Demos uma baita sorte de o dia estar lindo e conseguirmos fotos como esta:

Resolvemos andar até Notre Dame, o que de fato não é longe, mas se vocês se lembrarem eu estava com o pé recém torcido e extremamente dolorido e inchado, o que impediu a caminhada de ser concluída e continuamos o caminho de metrô mesmo (hahaha). Mas antes paramos na ponte Alexandre III, no Sena, para uma foto na mais exuberante ponte do rio! Ela simboliza a aliança franco-russa e liga a Champs Elysées aos Invalides. O metrô mais próximo desta ponte é o Invalides (linhas 8 e 13 do metrô e C do RER), que foi a estação na qual subimos para ir a Notre Dame.

Ao descer na estação Cité (linha 4 do metrô) resolvemos então conhecer, antes da Notre Dame, a Saint Chapelle. Esta é uma capela gótica construída por Luis IX (São Luis) e se localizava no Palacio Real, que desapareceu e deu lugar ao palácio de Justiça, no qual você tem de entrar para visitar a capela e passa por um raio x de seus pertences (sem maiores problemas). Nesta capela foi guardada a relíquia mais importante do reino: a coroa de espinhos de Cristo, obtida por Luis do imperador da Constantinopla. Hoje em dia a capela permanece magnífica mas não pense que verá a coroa por lá. Eu super recomendo a visita por conta da estrutura e dos vitrais que são mais que surpreendentes. É de tirar o fôlego! Peço desculpas mas vou utilizar fotos do Google imagens pois não obtive sucesso nas fotografias nesta capela por ser muito escura por dentro, rs.
(Dica: ao descer no metrô Cité vá em direção ao palácio da Justiça, bem em frente à saída, e alguns passos para a esquerda está a entrada da capela. É um pouco apagada e eu me perdi até achar, haha)

Depois da visita relativamente rápida à capela, finalmente, visitamos a catedral de Notre Dame. Eu já a conhecia por fora, mas ainda não por dentro. E, uau, que lugar lindo! Já deixo o aviso: fiquem atentos aos horários! Chegamos, curtimos uns 40 min e logo já ia fechar. A catedral está aberta todos os dias das 8h às 18h45 e aos sábados e domingos até às 19h15.

Olha a história: na hora de entrar meus pais deram uma olhada por cima nos horarios das missas de domingo e eu brinquei dizendo 'só venho a uma missa aqui se for gregoriana'. Entramos na igreja, uma muvuca, um padre entrou, mais algumas pessoas com ele, se posicionaram e adivinha? Começaram uma missa em canto gregoriano! (em breve o vídeo estará no youtube)

A catedral é maravilhosa. Vale muito a visita e não deixem de pagar pra subir às torres da igreja. Infelizmente estávamos no horário de fechamento e tivemos que sair antes de subir!

Logo depois disso fomos tomar um delicioso café no Café Panis que fica em frente à catedral, do lado oposto da ponte. Recomendo pelo preço e pelo ambiente maravilhoso! Sentem do lado de fora, para curtir mais, ok? Pedi um café aromatizado com baunilha (3 euros) e meu pai pediu um café simples que acompanhava 3 sobremesas ma-ra-vi-lho-sas (7 euros). Não foi cobrado para sentar =)

Delicinhas (muffin, mousse de chocolate e pavê)
acompanhados de um bom café
Caminhando por Paris encontramos, então, a rua mais magnífica da cidade! Pense num rua onde você encontra todo tipo de comida do mundo, gente animada, música e aquela peculiaridade das ruazinhas de Paris. É esta! Rue St. Severin! Dá uma olhada:

Deliciosos e relativamente baratos!

Quando parece que está acabando, não está, né? No maior pique ainda pegamos o metrô e fomos conhecer o Museu D'Orsay (estação Museu D'orsay, linha C do RER ou estação Solferino, linha 12 do metrô). Parece loucura conhecer o museu em tão pouco tempo - e é - mas arriscamos e não houve o menor arrependimento. É um dos museus mais bonitos que eu já visitei e me lembrou muito o estilo do Museu Bellas Artes, em Santiago, no Chile. Nele também não foi permitido tirar fotos, mas o que vale é ver todas aquelas obras divinas que vemos sempre em livros de história e de artes e é inacreditável que alguém tenha pintado algo tão elaborado. Pois, pessoalmente, é mais inacreditável ainda! Há Monet, Caravaggio, Rafael, esculturas, arte surrealista, pinturas acadêmicas, todos os estilos de pintura possíveis. Não deixe de visitar!

Depois do museu voltamos para o hotel e o dia de super pique acabou e valeu muito a pena... Paris é demais e você tem a seu favor o metrô... por sua conta fica só o pique, haha.

Por hoje é isso... logo abaixo as informações dos locais visitados neste post e, no próximo, Palácio de Versailles e Sacre Coeur.

INFORMAÇÕES

- Catedral de Notre Dame

Aberta todos os dias
De seg a sex das 8h às 18h45
Sábados e domingos das 8h às 19h15
Entrada gratuita
Metrô Cité (linha 4) ou St Michel-Notre Dame (linha 8)
Mais informações http://www.notredamedeparis.fr/spip.php?rubrique2

- Torre Eiffel

Metrô Champs de Mars-Tour Eiffel (linha C do RER) ou Bir-Hakeim (linha 6 do metrô)
Das 9h a meia-noite de 15 de junho a 1 de Setembro
Das 9h30 as 23h no resto do ano
Preços:
Ticket de Subida (até o segundo andar)
Inteira €8,50
12 a 24 anos €7,00
4 a 11 anos €4,00
Subida ao Topo
Inteira €14,00
12 a 24 anos €12,50
4 a 11 anos €9,50
Subida de escadas (até o segunda andar)
Inteira €5,00
12 a 24 anos €3,50
4 a 11 anos €3,00

- Sainte Chapelle

Metrô Cité (linha 4 do metrô)
Aberta todos os dias
1 Março a 31 Outubro : 9h30 às 18h
1 Novembro a 28 Fevereiro: 9h às 17h
(caixas fecham 30 minutos antes )
Aberta à noite nas quartas feiras até às 21h
de 15 de maio a 15 de setembro.
Preços:
Adulto : 8,50 €
Meia entrada : 5,50 €
Grupo de adultos : 6,50 € (min 20 pessoas)
Gratis para menores de 18 em família, de 18 a 25 anos cidadãos da U.E.,
deficientes e seus acompanhantes e desempregados residentes.
É possível comprar um ticket conjunto para conhecer a Conciergerie
Inteira : 12,50 €
Meia : 8,50 €
Grupos : 9,50 €

- Museu D'Orsay

Metrô Solférino (linha 12)
RER C - Musée d'Orsay
Linhas de ônibus: 24, 63, 68, 69, 73, 83, 84, 94

Aberto das 9h30 às 18h de terça, quarta, sexta, sáb e dom
das 9h30 às 21h45 de quinta feira.
Saída a partir de 17h30/ 21h15 nas quintas

Inteira: 12 €
Meia: 9,50 €

Beijocas!

1. post muito maneiro e bem elaborado.
    informações importantes e outras muito interessantes.
    Parabéns!

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...