30 de junho de 2013

Bonito: Gruta São Miguel, Gruta do Lago Azul e Rio Sucuri

Segundo dia de Bonito! E um dos dias mais cansativos também, pois conhecemos duas grutas e pela tarde flutuamos no Rio Sucuri!

O esquema que a Bonito Way montou pra gente era o seguinte: para evitar perder os vouchers que nos davam direito de entrada aos passeios, passávamos todos os dias pela manhã e pegávamos os vouchers referentes apenas àquele dia.

Para a ida às grutas tivemos que acordar às 5h pois às 7h30 deveríamos estar na Bonito Way para estar às 8h na primeira gruta. Como o café da manhã da pousada iniciava às 6h30 pedimos ao Vitor se podíamos pegar algo para levar e logo ele disse que não havia problemas e que pediria para que colocassem o café mais cedo. Dito e feito, estava tudo prontinho pra gente lá... e depois partimos para o primeiro passeio!

✈ Gruta de São Miguel
Loc.: 15,5 km do centro
Preço: R$36,00
Atrativo principal: descida à gruta

Mosquitos: apenas na parte externa, porém muitos!

Ao chegar na fazenda onde fica a gruta encontramos um belo receptivo, algo que vou comparar bastante por aqui, pois todos os passeios possuem receptivos que devem ser levados em conta! (Como me perguntaram nos comentários, vou explicar. Um receptivo é o conjunto de recepção, restaurante, sanitários, piscina, área de convivência  área de preservação e outros atrativos nos passeios. Alguns deles tinham receptivos de alta qualidade, com piscinas aquecidas, lojinhas, restaurante e outros eram mais simples. Ao longo dos posts detalharei mais sobre isso). Logo nos foi oferecido um café e os donos pediram para que esperássemos um pouco para que todo o grupo chegasse e pudéssemos receber as instruções. Há banheiros muito limpos e ainda um atrativo extra: araras vermelhas lindíssimas que vem comer e curtir o ambiente, aproximando-se muito dos visitantes.

Araras no receptivo

Ao completar o grupo, subimos ao receptivo para assistir um filme explicativo da geografia do local e logo saímos por uma ponte suspensa que nos levava próximos à gruta. De início paramos em um mirante, de onde se via a gruta de cima. Depois, descemos para finalmente conhecer a gruta. Dentro dela não há mosquitos, porém no caminho é necessário passar o repelente.

Descendo a gruta já podemos ver a beleza das formações calcárias (estalactites, estalagmites e colunas, além de travertinos e outras). É pedido silêncio na gruta pois há vida e muito dessa vida é desconhecida e não deve ser perturbada. O tour deve durar em torno de 40 a 50 minutos, dependendo da mobilidade do grupo. Passamos por baixo de formações, vimos aranhas e morcegos e conhecemos mais sobre a beleza das grutas de Bonito! O guia foi bem simpático, distribui lanternas e instruiu bem os participantes.

Morcegos

Eu faria minhas recomendações de sempre dizendo que a caverna tem escadas estreitas e subidas íngremes mas fui surpreendida por idosos que tinham melhor porte físico que eu! Mas mesmo assim fica a dica: pra galera que é sedentária ou que tem mais idade não é muito fácil descer e subir a gruta!

Ao fim do passeio voltamos ao receptivo para devolver os capacetes de proteção e ficamos livres para ficar curtindo o lugar. No entanto tínhamos a proxima gruta que era a do Lago Azul marcada para uma hora depois da São Miguel, então já pegamos o carro e partimos para a fazenda onde havia a gruta.

✈ Gruta do Lago Azul
Loc.: 19 km do centro
Preço: R$36,00
Atrativo principal: descida à gruta e o lago azul no fundo

Mosquitos: apenas na parte externa, porém muitos!

Ao chegarmos à gruta do Lago Azul, também nos deparamos com um bom receptivo, com lojinha, bar e rede. Recebemos uma senha referente ao nosso grupo, já que chegamos um pouco cedo por lá. É possivel curtir o ambiente, ir ao banheiro e visitar a lojinha.

A chamada para o nosso grupo atrasou um pouco pois um outro grupo teve problemas com alguém que torceu o pé e é aqui que faço a primeira comparação entre as grutas: a do Lago Azul é bem mais úmida que a São Miguel, com escadarias mais finas e escorregadias, passagens mais escuras e descida mais ingreme. Mesmo assim fomos tranquilamente ao passeio, com capacetes e um guia muito simpatico. A descida é mais complicada que a subida pois é necessário atenção e não se pode apoiar nas colunas pois estas são formações frágeis.

Porém todo o esforço é pago com a vista do Lago Azul. Este lago possui profundidade estimada de 90m e não é conhecida a origem destas águas tão azuis (muito menos o que há nesta água que a deixe tão azul). Se você, como eu, adora fotografia, recomendo que antes da viagem pesquise um pouco sobre qual a melhor maneira de configurar sua câmera para este passeio. Digo isto pois ainda não tinha minha câmera profissional, fui com uma semi e não consegui boas fotos do lago. Tivemos que comprar um cd com duas fotos nossas por 20 reais na saída do passeio (eu achei válida a compra pois não queria ficar sem foto deste lugar maravilhoso).
Vista da abertura da gruta
Camera sem configuração: fotos tremidas e não são fiéis à cor do lago.

A subida foi bem mais tranquila e ao sair, partimos para o terceiro passeio do dia: a flutuação no Rio Sucuri.

✈ Rio Sucuri
Loc.: 19 km do centro
Preço: R$139,00 (com almoço)
Atrativo principal: flutuação com peixes na água mais cristalina do mundo

Mosquitos: médio

Partimos da gruta do Lago Azul diretamente para o Rio Sucuri, que fica na fazenda São Geraldo e que deve-se retornar ao centro de Bonito para pegar uma rua transversal à principal para chegar à fazenda.

O receptivo do Rio Sucuri era deslumbrante, com redário, piscina, banheiros, vestiários, duchas e claro, almoço. O almoço foi delicioso, com opções em self service de carne, peixe (um Pacu divino!), sopa paraguaia e claro, o doce de leite coalhado. Só não estão inclusas as bebidas, o que não é problema, pois não achei os preços exuberantes.

Almoço com filet, pacú assado, sopa paraguaia e arroz ao molho.
Nascente do Rio Sucuri

Ao fim do almoço fomos chamados por uma instrutora a comparecer à área de vestiários para pegar nossas roupas de neoprene, sapatos especiais, snorkels e coletes salva-vidas. A roupa de neoprene é MUITO apertada sim, mas não surte! Basta uma duchinha pra torná-la mais confortável. Esta roupa é essencial pois a água é muito fria e ela segura a temperatura corporal, tornando o passeio mais agradável!

De caminhão fomos até a nascente e chegamos ao local da flutuação. Nos foi orientado que entrássemos na água e treinássemos o uso do snorkel pois algumas pessoas do grupo não haviam usado. Aqui repito que foi muito boa a ida ao Balneário Municipal para saber o que era necessário sentir neste momento: segurança, não sentir frio, visibilidade e controle da flutuação do corpo. Sem contar que os snorkels utilizados nos passeios de flutuação eram de melhor qualidade que os do Balneario.

O passeio começou e ele te dá total liberdade de flutuar pelo rio numa descida deliciosa. O guia vai de barco atrás como suporte caso algo aconteça. Não é possível tocar o solo com os pés ou mãos pois isso dificulta a visibilidade da flutuação já que o calcário sobe com muita facilidade. Neste passeio não foi possível tirar o colete salva vidas apesar de a roupa de neoprene suprir muito bem a flutuação do corpo.

A trasnparência da água

Flutuamos por, mais ou menos, 1,4km e já aviso que no final dá  bastante dor no pescoço por conta da posição que você fica com a cabeça para observar os peixes. Em comparação às outras duas flutuações que fizemos - Rio da Prata e Aquario Natural - esta foi a de melhor visibilidade porém não com maior quantidade de peixes. Isso porque o sol forte entra na água e os peixes fogem para perto das bordas do rio onde há um pouco de sombra. Mas vimos muitos peixes mesmo assim!

Ao fim da flutuação e retorno ao receptivo é possível continuar por lá e curtir a piscina e outros atrativos, mas preferimos voltar para a cidade porque o cansaço de três passeios num mesmo dia era enorme. Ao chegar na cidade resolvemos comer algo que não pesasse muito em nossos bolsos pois queríamos poder ir ao Pantanal na sexta, ao fim da viagem.

Encontramos, em pleno domingo, o carro de lanches mais gostosos que eu já comi (e olha que em SP tem muita hamburgueria gourmet que fica no chinelo perto desse lanche). Era o TRAKINA's, que fica a duas ruas pra baixo da nossa pousada, na travessa onde fica o Restaurante Aquario de esquina. Conhecemos a Edna (que é dona e chef) e o irmão dela Eduardo (que ajuda ela no carrinho).

Eduardo e Edna, nossos amigos bonitenses
De cara fomos super bem tratados, conversamos, contamos sobre a viagem, o que fazíamos e logo viramos amigos! O cardápio é variado mas se eu tiver que recomendar um lanche, recomendo o X-Mignon que é maravilhoso e o X-Salada, em que o hamburguer é feito pela própria Edna. Não esqueçam de pedir a maionese caseira com alho deles que é divina! Sem contar que o preço é ótimo!

O mais legal foi que gostamos tanto dos lanches e da companhia deles que voltamos exatamente TODOS os dias. A Edna inclusive fez, pela primeira vez, um hamburguer apimentado e tivemos o privilégio de ser os primeiros a experimentar! Foi uma das coisas mais legais da viagem conhece-los e toda a família deles.

Aproveito pra avisar: os passeios em Bonito cansam muito, muito mesmo. Sempre chegávamos 20h ou 21h e já dormíamos profundamente porque além de acordar sempre muito cedo (entre 5h e 6h) os passeios de água e caminhada gastavam toda nossa energia (recuperada com os lanches à noite, rs). Então, se quiser se programar para conhecer um bar legal (tipo o Taboa) continue lendo o nosso roteiro de Bonito para poder escolher o dia menos cansativo para fazê-lo. Com certeza este dia com três passeios não é o escolhido!

Pra quem curtiu mais um dia de roteiro continue nos visitando e curta nossa página do Facebook para saber sempre quando temos posts novos ou ver as fotos mais bonitas em nossos álbuns!