21 de fevereiro de 2014

Trilha da Boca da Onça


Eu sei, eu sei... mil anos que não deixo diquinhas novas aqui. Mas eu tenho bons motivos e um deles é que tenho uma novidade muito boa pro blog e que tomou muito do meu tempo nesses meses de janeiro e dezembro. Vou contar sobre ela quando acabar de postar os últimos dois dias de Bonito!

Hoje eu vou contar um pouco do nosso dia nessa trilha de dia todo chamada Boca da Onça.

✈ Trilha da Boca da Onça
Loc: 55km do centro
Preço: R$150,00 (c/ almoço e s/ transporte)
Atrativo principal: a trilha e a cachoeira da Boca da Onça
Mosquitos: Quantidade razoavel na trilha e muitos na parada, abuse do repelente!

Pra este passeio precisamos acordar super cedinho e partir pela estrada de onde viemos de Campo Grande pra Bonito. É o passeio mais longe do centro que fizemos. Chegando no local é impressionante ver o receptivo... o local é enorme, muito arborizado, com piscinas e tanques de peixe. Muito bem cuidado e o atendimento é ótimo. Ao chegarmos, foi servido um café da manhã para aguardarmos o grupo todo e depois assistimos um vídeo explicativo da trilha.

Típico de acontecer nas estradas de Bonito! :)

A trilha funciona da seguinte forma: do ponto de partida vamos descendo e conhecendo algumas cachoeiras e pontos de banho até chegar em uma parada. Um pequeno descanso e seguimos até a cachoeira da Boca da Onça que é o ponto principal, ainda conhecendo outros pontos de banho. A partir daí decide-se por 2 caminhos: ou seguir e subir a escadaria de 900 degraus ou voltar para a parada e subir de caminhão. Claro que decidimos subir a escada, mas não foi fácil. Mas vamos por partes...

Receptivo da Boca da Onça





Depois de tomarmos o café da manhã servido e conhecer um pouco do receptivo (com um pequeno museu de peças antigas de cozinha, piscinas e tanques de peixe) nos reunimos em uma sala para receber as instruções da trilha e poder partir. Do receptivo ao ponto de partida é necessário ir de carro (se você tiver alugado, como nós) ou com a van da equipe. Resolvi ir de carro pra ficar mais fácil de deixar as coisas pessoais e nos preparar melhor para a trilha.

Os pontos em azul são os próprios para banho

É uma trilha longa e um pouco cansativa - principalmente na parte da escadaria - mas nada que você não aguente! Hahaha, pessoas com mais dificuldade de locomoção e problemas de saúde podem ter um pouco de dificuldade mas os pontos de banho ajudam a dar uma descansada!

Tunel para chegar à cachoeira
Cachoeira vista de cima
Cachoeira vista de dentro

Nosso primeiro ponto foi a Cachoeira do Buraco do Macaco. Pra entrar na cachoeira é necessário passar por baixo de um túnel e chegar ao buraco onde cai a água. É simplesmente lindo! E dá pra tirar foto de cima também!

O segundo ponto de banho é uma pequena cachoeira com uma mini caverna.

Caverna do Morcego

Depois seguimos pela trilha até a parada e depois até o proximo ponto pra banho que é a Praia formada pelas águas da cachoeira da Boca da Onça. É linda! Muito gostoso tomar banho de rio aí porque é rasinho e fundo ao mesmo tempo, tem pra todos os gostos, além dos peixes e outros bichos!

Ponto de parada
Tamanduá no caminho
Praia da Boca da Onça
Uma queridinha na praia... passei bem longe! 
Depois da praia seguimos para o banho final embaixo da cachoeira da Boca da Onça. Essa cachoeira tem 156m de altura e é a mais alta do estado, tendo um rapel de 90m, o maior rapel de plataforma do Brasil!!!! Pra descer no rapel é mais caro, mas depois falamos disso, hahaha!



O rapel visto debaixo

A cachoeira é maravilhosa e a água embaixo é muito fria, passei apuros ali porque tava ventando e eu já tava super doente, não fiquei muito tempo não! Haha!
Mas pra quem não quer entrar, pode sentar nos banquinhos e tirar fotos maravilhosas!

E, pra acabar a trilha... a escadaria! É gente, não é facil não... eu parei umas 4 ou 5 vezes no caminho pra dar aquela respirada básica. São 900 degraus de pura subida. Mas tem uns pontos de parada que dão uma vista maravilhosa da cachoeira e do rapel!


A cachoeira vista de uma das paradas
Venci!!!!!!!!!!!!
Vista maravilhosa do topo

Na plataforma do rapel

Quando acaba a subida dá pra subir na plataforma do rapel e dar uma olhadinha vertiginosa pra baixo.

A trilha é divina, a paisagem é sempre deslumbrante e algumas cachoeiras surgem no meio do mato de forma inacreditável. No fim da trilha voltamos para o receptivo, almoçamos uma comidinha bem típica e aproveitamos até as 17h o ambiente do receptivo até irmos de volta para o centro.

Pra variar, eu e algum bicho na viagem!

Algumas recomendações: é bem legal levar um lanchinho pro caminho porque na parada as coisas são bem carinhas e você só compra algo lá se tiver trocado por fichas no receptivo. Leve uns snacks na bolsa para tapear a fome até chegar no fim e na hora do almoço. Além disso é legal levar também uma toalha fácil e calçados bons para caminhar... chinelos não são muito bons aqui.

Ao chegarmos ao centro fizemos nossas malas para partir bem cedinho pro Pantanal e fazer o nosso ultimo (e frustrante) passeio antes de voltar a São Paulo. Mas essa história eu conto no próximo post!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...