19 de março de 2013

Roma - Rota Noturna: Praças e Fontes

Oláaaaaaaa!

Finalmente, o primeiro post sobre Roma! Como contei no post sobre Assis, saímos da linda cidadezinha por volta das 11h30 para chegar a Roma por volta das 16h, no dia 1 de novembro de 2012.

Ao chegarmos à capital italiana fomos direto ao Hotel Princess, nossa hospedagem na cidade. Esse hotel fica perto da Via Aurelia, uma das duas principais estradas de Roma e que liga a cidade à França. Não tem muita coisa em volta do hotel, ele fica atrás da Via, mas caminhando um pouco chega-se ao McDonalds e a outros tipos de comércio.

Depois do check-in tivemos 1h30 de descanso no quarto para depois partirmos para a rota noturna. Começou a chover muito forte e o inicio da rota foi todo feito com guarda-chuvas, mas depois (ainda bem) passou e pudemos caminhar livremente. A primeira parada foi na Fontana de Trevi!


Olha a quantidade de gente na Fontana!



Saímos de ônibus do hotel e descemos em uma avenida proxima à Fontana de Trevi. A fonte é simplesmente INCRÍVEL. Provavelmente vocês já devem tê-la visto na internet, mas não adianta. Não é nada parecido com o que você vê pessoalmente. Primeiro que ela é bem maior do que se imagina. Segundo que há detalhes que só podem ser percebidos pessoalmente. Enfim, é linda demais. E cheia, DEMAIS. A tentativa de jogar a moedinha na fonte foi bastante trabalhosa, afinal todos querem uma foto em frente à fonte com a moedinha na mão. Uma dica legal: se possível tentem conhecê-la de dia e de noite e façam a comparação. Eu gostei muito mais de dia!


Saindo da Fontana seguimos até a Galeria Alberto Sordi (linda demais) e passamos por dentro dela para chegar à Piazza Colonna onde vimos construções de Bernini (aliás na Italia inteira tem construções dele!). No meio da praça há um monumento bem bonito, mas que é melhor ver de dia pois minhas fotos saíram péssimas (esqueci de colocar no modo noturno).

A Piazza Colonna
A Galleria Alberto Sordi


Depois daí conhecemos a Piazza di Montecitorio, onde fica o Palazzo Montecitorio, também desenhado por Bernini e concluido por Fontana. Em frente ao palazzo há um obelisco. Sim, ele é egípcio. Na Roma antiga estes monumentos eram roubados de povos conquistados pelos romanos ou então mandavam fazê-los para representar a dominação daquele povo. Este palácio hoje em dia abriga a Câmara dos Deputados e antigamente abrigou muitas coisas porém, inicialmente, era a sede do Tribunal de Justiça Papal.

A Piazza Montecito e o Palazzo
No caminho para o Pantheon um pedaço conservado
de um edifício antigo
Descemos então pela Via in Aquiro para chegar ao famoso Pantheon. Também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício da época greco-romana que ainda está inteiro, em perfeito estado de conservação. Primeiro era um templo romano, aos deuses, e depois virou um templo cristão. Eu, particularmente não achei nada demais nele. Neste dia apenas passamos em frente, mas dois dias depois entramos e continuei achando sem graça perto de tudo que vimos em Roma. O guia nos contou um pouco de curiosidades do lugar e logo partimos para a Piazza Navona.

Em frente ao Pantheon

É uma das mais célebres praças da Italia, com seu nome significando "grande navio". No meio dela mais uma obra de Bernini: a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e ao lado dela a Chesia Sant'Agnese in Agone de Borromini e Gainaldi. Há também o Palazzo Pamphili, a embaixada brasileira.


Piazza Navona (fonte: Google Imagens)

A Fonte dos Quatro Rios representa os quatro rios que cortam os quatro continentes mais importantes do mundo: o Ganges, na Asia; o Danubio, na Europa; o Nilo, na Africa e o da Prata, na América. Aí tivemos um tempinho pra comer (bem curto) e no primeiro lugar que vimos conseguimos uma pizza em pedaços que nem era ruim mas também não era memorável. Evidentemente, tomei um gelatto de sobremesa. Nem vou recomendar o lugar onde comemos porque há muitos restaurantes na praça e você pode escolher a vontade. Com certeza terão mais tempo e não precisarão comer numa lanchonete.

A Fonte dos 4 Rios e a Chiesa Sant'Agnese di Agone

Partindo daí fomos conhecer o último monumento, a Corte Suprema di Cassazione. Para chegar até ela saímos da Navona por algumas ruazinhas e chegamos à ponte Umberto I, que dá bem de frente pra Corte. Atravessamos a ponte, tiramos fotos com a basílica de S Pedro iluminada ao fundo e vimos a Corte por fora. Atravessamos de volta para pegar o ônibus e de "surpresa" nos levaram pela Via della Conciliazione para ver de perto a Basílica iluminada. Novamente, eu preferi de dia. Mas de noite também é belíssima!

Apontando o quarto do Papa
Basílica de S Pedro

O fim do passeio foi na Basílica e partimos de volta para o hotel para uma bela noite de sono, pois no dia seguinte conheceríamos a Basilica de S Pedro, o museu do Vaticano, a Capela Sistina, andaríamos até o Coliseu e conheceríamos o monumento a Vitor Emanuel II da Itália. Mas isso fica pro próximo post!

Como não entramos de fato em nenhum lugar na Rota Noturna, vou deixar os preços de entradas e outros valores pro post seguinte, afinal, não compramos nem souvenirs nessa Rota, apenas caminhamos MUITO e conhecemos muitas praças e fontes.

Nos vemos na parte 2 de Roma!
Beijocas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...