16 de outubro de 2013

Lagoa Misteriosa e flutuação no rio Olho D'Agua e rio da Prata

Maaaais um belo dia em Bonito, Brasil! E se prepara que esse post é looooooooongo e com muiiiita foto...

Hoje vou contar um pouco sobre a minha flutuação na Lagoa Misteriosa (e o mergulho) e sobre a flutuação no rio Olho d'Água e Rio da Prata. O post tá cheio de detalhes e fotos que não te deixar morrendo de vontade de comprar uma passagem agora pra lá!

Antes de começar a falar do dia 24 de abril, não sei se mencionei isso nos posts anteriores mas para ir a Bonito existem épocas do ano melhores para curtir 100% todos os passeios que a cidade oferece. Em abril (mês em que a viagem aconteceu) temos um clima bom fora da alta temporada, um mês que eu, particularmente, achei ótimo para ir. No entanto, o passeio do Buraco das Araras, por exemplo, não é recomendado nesta época e sim em setembro quando as araras estão acasalando e aparecem com bastante frequência, dando um show! Vale lembrar que tudo isso depende! Nosso planeta está passando por diversas mudanças e não é possível mais prever com certeza como estará o clima...

Com relação aos passeios de flutuação vale lembrar também que o frio é relativo porque a roupa de neoprene dá uma colaborada legal nesse ponto. Os passeios de flutuação em geral não são muito influenciados pelo clima pois a água dos rios se mantém entre 21 e 24ºC. Já os passeios de cachoeira têm suas águas mais frias normalmente e ficam entre 15 e 18ºC nas épocas mais frias. No próximo post, onde falo sobre o roteiro da trilha da Boca da Onça, vocês verão que a cachoeira é bem mais fria que qualquer flutuação que fizemos!

A dica geral é: de dezembro a março é a melhor época porque a maior quantidade de chuvas aumenta o fluxo dos rios e deixa a vegetação mais verdinha e mais bonita, tem mais animais dando sopa pra gente tirar foto e as cachoeiras ficam lindas! De maio a agosto não se recomenda porque as queimadas acontecem com mais frequencia e a beleza do lugar não está no seu ápice!
Lembre-se também que os preços de hoteis variam também com a temporada! ;)

Voltando ao roteiro, rs!

Logo cedinho na quarta feira dia 24 pegamos o carro e partimos para a cidade de Jardim, vizinha a Bonito, para começar o nosso passeio. As duas flutuações deste post ficam "no mesmo lugar" e o receptivo é o mesmo também!

✈ Lagoa Misteriosa
Loc.: 50,2 km do centro
Preço: R$125,00 a flutuação/ R$278,00
Atrativo principal: uma lagoa muito misteriosa e linda
Mosquitos: pouco, mas usar repelente é lei em Bonito, né?

Ao chegarmos no receptivo aguardamos a chamada do guia e aqui ele deu duas opções pra você: se estiver de carro pode seguir a estradinha de terra até o receptivo menor da lagoa ou ir de caminhão com eles. Nós fomos de carro pra poder levar nossas coisas e largar o necessário no carro.

Ao chegar lá a gente vê um banner explicativo da Lagoa e dá um friozinho na barriga conhecer a história: a lagoa tem 232m de profundidade conhecidos... isso mesmo, tem muito mais lá pra baixo, sabe-se lá até onde!

Clique para ampliar a foto e ver o mapa

Um trechinho de caminhada (600m) e já é possível ver do alto a lagoa no meio da floresta. Sinceramente, eu não consigo explicar direito a sensação de estar numa maravilha da natureza como esta. Do mirante tiramos algumas fotos, deslumbrados com o azul único da lagoa e depois descemos uma escadaria para chegar ao deck de apoio para começar o passeio.

A lagoa vista do mirante
A escadaria para a lagoa

Quem começou este passeio fui eu. Explico: como havia tido um probleminha no ouvido pouco antes de viajar não pude fazer nenhum tipo de mergulho, por causa da pressão. Então eu paguei a flutuação apenas. Mas pra vocês, leitores, terão as duas versões! ;)

A flutuação dura entre 45~50 minutos que são mais que suficientes pra curtir a lagoa que, na verdade, não tem muita vida aquática. São pequenos peixinhos que brilham com os raios de sol e cobrinhas cegas branquinhas que ficam perto dos troncos. O legal mesmo é o mistério e a profundidade! Mas calma: tem snorkel e colete salva vidas... sem neoprene porque essa é a água mais quentinha, tem 25~26ºC e não precisa de proteção. Você tem esse tempo pra ficar nadando e curtindo a lagoa, pode tirar o colete pra nadar mais a vontade e tirar quantas fotos quiser.

Esta é a lagoa. Dá pra ver que não é muito grande em raio mas é maravilhosa
e muito mistica!

Esta foto é da minha equipe entrando na lagoa.

PS: Esse foi o dia para o qual aluguei a camera com a Bonito Way porque a Dartbag não suporta pressões a mais de 2m de profundidade.

O mergulho pra quem não tem curso vai até 8m de profundidade. De acordo com os cursos que você já tenha realizado, pode ir mais fundo. Mas o máximo permitido no passeio é 25m (avançado) ou 18m (intermediário). O instrutor deu todas as dicas necessárias pro pessoal poder mergulhar com cilindro, principalmente os iniciantes.

A sensação do mergulho é indescritível porque estamos nadando sobre um abismo!

O instrutor tirou essa foto debaixo para cima!

Depois do mergulho retornamos pela trilha que viemos e voltamos de carro para o receptivo, onde estava servido o almoço!
O almoço estava incluso no preço da flutuação do Rio da Prata e estava delicioso. Boas variedades e doces deliciosos de sobremesa acompanhados de um redário após a comilança pra esperar a hora de ir para a flutuação.

Um break antes do próximo passeio! ;)

✈ Rio Olho d'Água e Rio da Prata
Loc.: 50,2 km do centro
Preço: R$150,00 (com almoço)
Atrativo principal: flutuar!
Mosquitos: pouco, mas usar repelente é lei em Bonito, né?

Depois de uma cochiladinha no redário o guia nos chamou para vestir roupas de neoprene e seguir para a flutuação. Em um ponto de apoio recebemos nossos snorkels e, num área rasa e delimitada por pedras em círculo fomos instruídos a testar os snorkels e a flutuação. Não se deve sair da área delimitada antes da permissão do instrutor que, antes de descer o rio, nos leva a circular por ali pra testar a flutuação da galera.
Área das nascente, mais rasa, pra testar a flutuação da galera!

A flutuação começa e o guia vai na frente. Nada muito diferente do que já vimos no Rio Sucuri e no Aquario Natural. A diferença é que tem mais peixe que o Rio Sucuri e menos mato que o Aquario. Essa é a flutuação mais longa (~ 2km) e, no meio dela, tem uma paradinha porque chega em uma região de correnteza muito forte. Então saimos do rio e vamos andando até o próximo ponto onde podemos voltar a nadar. Essa parte eu não gostei porque a correnteza era bem forte ainda e é uma área com muitas pedras pontiagudas e me machuquei toda. O instrutor pede que não dobremos os joelhos nem nada, mas é impossível porque comecei a engolir água da correnteza e comecei a me mexer e me cortei haha. Não foi nada demais e acho que eu que me assustei um pouco demais nessa hora, mas dá pra ir tranquilo!

Logo à frente a gente dá uma parada num pierzinho pra ver um olho d'agua nascente do rio no fundo. Dá tranquilo pra nadar e tirar as fotos, dá uma olhadinha:

Depois dessa parte a flutuação segue como qualquer outra até que chegamos aonde o rio Olho d'Agua desemboca no rio da Prata! Nessa parte a água fica bem mais turva e mais fria, beeem mais fria. Dá um belo choque hahaha. É necessário nadar mais um pouquinho no da Prata mas, se quiser, é possível terminar a flutuação de barco. Eu fui de barco porque não são muito fã de água fria e tava com uma gripe desandada nesse dia.
A água mais turva do Rio da Prata!

Descendo do rio a gente anda até o caminhão e volta pro receptivo, onde é possível permanecer até as 17h. Nós comemos um pouco mais de doce de leite e depois voltamos para Bonito, não sem antes tirar essa linda foto do pôr do sol na estrada, que já foi Foto da Semana aqui no blog.

Esse, com certeza, foi o dia mais cansativo que tivemos porque passamos todo o dia na água e a flutuação do Rio da Prata é a mais cansativa de todas. Então não marquem de ir a lugar nenhum a noite porque garanto que não vão conseguir! Hahahaha. Cheguei na pousada e caí morta na cama porque no dia seguinte sairiamos muuuito cedo pro passeio da Boca da Onça, que vem no próximo post! =)

Beijocas

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...