3 de maio de 2014

Fazenda São João: uma ida a Miranda e ao Pantanal

Ultimo dia da viagem a Bonito! Este post não tem fotos (perdi todas) e sim muitos perrengues.

Quando montamos nosso roteiro pra Bonito deixamos programada uma sexta feira livre, prevendo possíveis passeios em Bonito. Acontece que o estilo dos passeios é bastante igual depois de uns 4 dias por lá: flutuações, grutas e mergulhos. Como já havíamos visto de cada um um pouco, resolvemos fazer uma viagem ao Pantanal pra ver todos aqueles bichos e aquela diversidade! Pesquisando, tínhamos em mente uma ida à Fazenda San Francisco, em Miranda, super conceituada e com passeios bem legais (focagens noturna e diurna, passeios de barco, pesca de piranha, etc).

Então, quando chegamos a Bonito, pedimos a dica pro dono da Pousada São Jorge sobre este possível passeio. Ele imediatamente nos indicou a Fazenda São João, dizendo que veríamos muitos animais e que na semana anterior alguns turistas haviam ido e focado a onça pintada. Acontece que o dono da São Jorge tinha parceria com a São João e não recomendou ela pela excelência e sim pela porcentagem que receberia. E aqui vai minha primeira dica: não feche passeios por indicação de qualquer pessoa que possa receber algo com isso. Sei que é meio óbvio mas na hora da empolgação a gente acaba esquecendo um pouco disso. Procure conversar com gente que mora na cidade, outros turistas e busque em blogs e sites confiáveis. 

Nossa empolgação pro Pantanal era enorme e nos programamos durante uns três dias para sair tudo como esperado. Na sexta às 5h saímos do hotel com nosso carro rumo a Miranda, onde fica a Estrada Parque, estrada onde ficam todas essas fazendas que beiram o rio Miranda e que oferecem pacotes de passeios a turistas. Sobre a estrada: é estreita e de terra, não é difícil de andar porém recomendo um carro mais potente.

Ao chegar na fazenda encontramos uma estrutura bem antiga e pouca informação sobre por onde entrar, onde era a recepção ou qualquer informação turística. Para chegar à recepção é necessário passar por um grande ponte (não dá pra ir de carro) e aí pudemos observar um pequeno jacaré embaixo de uma árvore, pois embaixo da ponte é puro alagado, típico do Pantanal. Chegamos na recepção e estava tudo vazio, chalés vazios e só os pescadores estavam por lá. Esse é um porém da Fazenda: a estrutura é para pescadores, tem barcos, tem material pra pesca, todas essas coisas. Mas ainda está pecando bastante na parte para o turista. As pontes suspensas sobre o mangue, que seriam ótimas atrações para observar animais, estavam muito velhas e quebradiças.

Pra completar o local tem muito mosquito. Aí você vai dizer "ah Natalia, mas você já sabia disso, já tinha muito em Bonito". Não. Lá tinha um zilhão elevado ao infinito mais mosquitos e eu já tinha tido uma reação alérgica fortíssima na semana, estava tomando anti-histamínicos e gripada. E aqueles mosquitos me picavam por cima da calça... dá pra acreditar?

Uma vez que já estávamos no local, já tínhamos pago o passeio, resolvemos embarcar nessa. Primeiro fizemos o passeio de focagem diurna em um caminhão pela Estrada Parque que foi a maior furada do mundo. Vimos apenas um tucano e uma ema na própria Estrada Parque, a qual poderíamos ter visitado com o nosso próprio carro em vez de pagar uma grana aos caras da fazenda. Já estava um pouco insatisfeita e isso completou minha insatisfação. Depois almoçamos (estava incluso no preço) e fomos pra focagem de animais pelo rio Miranda de barco. Outra decepção. Não vimos absolutamente nada além de um jacarezinho e uma lontra.

Depois de passeios frustrados e um dia bem chato resolvemos que iríamos para Campo Grande naquele mesmo dia, comeríamos em algum lugar e dormiríamos no carro ou pegaríamos uma balada para esperar a hora de pegar nosso vôo de volta. Não aconteceu! Pra completar nosso único dia de cão nessa viagem tão linda, rasgamos um pneu na volta pela Estrada com um prego gigante de uma das pontes da estrada. Com isso, ficamos sem o nosso step e não iríamos até CG sem ele, ainda mais pela noite. Ficamos então em Miranda (gastamos uma diária num hotelzinho por lá, gasto que não estava nada planejado) e partimos para Campo Grande o mais cedo possível no dia seguinte.

✈ Os problemas do dia: faltou experiência pra gente e sinceridade pra galera que nos recomendou a São João. A fazenda não é ruim e deve ter bichos quando está numa época boa, mas o suporte pro turista não é excelente. O dono da pousada, por exemplo, sabia que planejávamos ir à Fazenda San Francisco e mesmo assim nos indicou a São João. Conversando com conhecidos que foram à San Francisco no mesmo dia, soubemos que lá eles têm jacarés 'domesticados' que ficam na fazenda e dá até pra passar a mão neles. Esse é um atrativo um pouco menos natural mas garantido ou, pelo menos, melhor do que o que vimos na São João.

✈ Os gastos: Gastamos em torno de 350 reais por pessoa nesse passeio e não valeu a pena. Claro que devemos considerar que a época não era boa pra focagem de animais mas acredito que se tivéssemos recebido instruções melhores do pessoal de Bonito, poderíamos ter ficado por lá e gastado esse dinheiro de uma maneira melhor. Azar de principiante!

Com isso termino as histórias de uma maravilhosa ida a Bonito e posso dar início a outros projetos aqui no blog!
Em breve teremos alguns posts sobre restaurantes e bons lugares para comer e beber nos locais onde já visitei e a divulgação do meu novo destino deste ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...