1 de dezembro de 2012

Alemanha: Heidelberg, Hockenheim e Rothenburg

Oláaaa!

Chegamos, finalmente ao segundo destino da nossa viagem, Alemanha! Um dos meus favoritos, com certeza, que lugar lindo!

Heidelberg

Heidelberg

Saímos de Paris no dia 27/10 bem cedinho em direção a Heidelberg. Esta cidade fica ao sul da Alemanha e as estradas que levam a ela são lindas. No caminho foi perceptível a mudança do céu claro e azul de Paris para o cinza claro da Alemanha. Levamos por volta de 6h para chegar à cidade que, apesar de podermos conhecer um pouco, funcionou mais como uma parada antes de irmos para Áustria, que também funcionou assim antes de irmos à Itália.

Vista de Heildeberg direto da ponte
Chegamos a Heidelberg pela tarde e pudemos conhecer o centro, o rio, a ponte e ver, debaixo, o castelo. O ônibus parou na avenida que beira o rio e daí subimos à pé até o centro, onde fica a igreja Heiliggeist, ou do Espirito Santo. Nesta praça, em volta da Igreja há barraquinhas de souvenirs muito boas, com tudo o que você pode imaginar (cucos, pelúcias, moletons da universidade, bonés, cachecois...). Aí também acontece um mercado de frutas e afins (como a nossa feira semanal).

Lojinhas à lateral da Igreja na praça principal

Dentro da igreja é tudo muito maravilhoso. Há ainda uma tumba que resistiu aos ataques de guerra e que guarda os restos mortais de um dos principes da cidade.

Igreja do Espirito Santo

Caminhando por esta praça, à esquerda da igreja você encontra a rua pela qual caminhamos e que tem diversas lojinhas muito legais, inclusive uma que vende licores artesanais de todos os tipos, a Obst Brande Likore! Vai ser fácil encontrá-la pois ela é bem característica.





Há uma pequena ruazinha transversal a esta rua lateral da praça que dá numa igreja, a Igreja dos Jesuitas. Não deixem de visitar. Foi engraçado a maneira como descobrimos a igreja porque ela está fechada numa pequena pracinha com entrada apenas por esta ruazinha e ao vermos ela escondidinha (apesar de sua grandeza) resolvemos entrar. Que igreja linda! É notável a diferença do gótico da Europa sulista (França, Italia, Espanha) e da Europa do norte (Austria, Alemanha e outros).

Igreja dos Jesuitas

Nosso tempo era relativamente curto na cidade e, após as compras, precisávamos tomar uma cerveja (ou então não era Alemanha!). Descemos a rua da famosa ponte e paramos para tomá-la numa hamburgueria chamada Joe Molese. Excelente por sinal. Lugar confortável e quentinho (ufa!) e a cerveja caiu super bem. Mandamos ver uma batatinha, só pra forrar o estômago, acompanhada do maravilhoso molho de Pommes Frites da Heinz (que agora eu não acho em lugar nenhum). Dica: procurem a Cati pra atender vocês pois ela é uma gracinha e atendeu super simpática.

Joe Molese
Eu meio que odeio muito essa coisa de ficar correndo e correndo pra fazer as coisas né? Mas, olha, até que a gente lidou bem com isso e aproveitou o máximo de cada cidade. Infelizmente em Heidelberg não conhecemos o principal: o castelo. Mas se quiser saber mais sobre ele, você pode entrar neste site (está em inglês) e saber mais sobre ele. Confesso que fiquei #chatiada.

O castelo visto da cidade

Tiramos as clássicas fotos na ponte que dá a melhor vista do rio e de parte da cidade e logo partimos para o ônibus para ir a Hockenheim, cidade onde ficava o nosso hotel.



O hotel é o ACHAT e olha, mil palmas! Que hotel maravilhoso. Cama deliciosa, banheiro hiper limpo e modernizado e o melhor: wifi grátis! O único problema é que você não consegue conectar vários computadores ao mesmo tempo, por isso tente pegar mais de uma senha com a recepcionista se precisar ligar mais computadores. Detalhe: há um McDonald's no estacionamento do hotel, que tal? O staff do hotel é muito simpático e o café da manhã foi disparado o mais delicioso que tivemos (mesmo porque foi o único que oferecia queijo brie que eu amo de paixão, haha).

No fim do roteiro vocês vão ter um post resumão do roteiro Europa 2012 e nele vou classificar todos os hoteis nos quais ficamos nessa viagem, apontando suas vantagens e desvantagens, qualidade do café da manhã, dos quartos e do atendimento, a classificação em estrelas no Trip Advisor e a minha classificação. Não só para os hotéis como para todas as cidades que visitamos. 

Hockenheim serviu apenas como hospedagem e na manhã do dia 28/10 saímos daí em direção a Rothenburg!

Rothenburg ob der Tauber



A cidadezinha de Rothenburg é de uma beleza indescritível. Seu nome significa Rotemburgo sobre o Tauber, que é o rio que banha esta cidade. Ela é extremamente medieval, ainda mantém o seu estilo e inclusive suas muralhas, que a protegiam do ataque do Sacro Imperio Romano Germânico.

Leve-se em conta que em Rothenburg tivemos nossa primeira experiência com a neve da viagem. Eu achei o máximo porque não tinha visto ainda neve recém caída e fofinha como estava por lá. A neve que conheci no Chile era dura e escorregadia, não parecia com a de Rothenburg.



A visita foi rápida, novamente (grrr!) e conhecemos a história e o centro da cidade, como a prefeitura, uma igreja e a famosa loja de Natal de Rothenburg, Deutsches Weihnachtsmuseum. Ela tem o tema natalino o ano todo e funciona como um tipo de museu natalino, com presépios de todos os tipos, enfeites maravilhosos e uma arvore de natal gigante. Para entrar e conhecer os produtos não se paga, porém há certos itens de preço bem salgadinho. No entanto há outros baratinhos que para levar de lembrança da cidade são mais que significativos! Infelizmente, na loja, não é permitido que se tire fotos da decoração (mas eu meio escondidinha tentei tirar umazinha olha ai!).


O fabuloso museu natalino


Na praça principal a eternização da história da cidade: às 10h do relógio da praça saem dois bonecos representando Nusch, o prefeito da cidade e o General Tilly que ameaçava destruir e saquear a cidade, durante a Guerra dos 30 Anos. A proposta de Tilly foi: "Se alguém de vocês tiver a coragem e puder tomar em um só gole 3,25L de vinho, prometo que não saquearei nem destruirei a cidade. E foi o que Nusch fez. Das janelas laterais ao relógio saem os dois em bonecos, Nusch bebendo o vinho e Tilly abismado com a coragem de Nusch. Gravei um vídeo deste momento, em breve colocarei aqui.

Prefeitura
Torre com o relógio astronômico
Totalmente medieval, a cidade tem um clima extremamente agradável, com cafés em cada esquina. Dica: não tente usar o banheiro em cafés que não tenham indicação clara de onde estão os toilletes. Minha mãe tentou usar em um café porém o banheiro era privado e a dona chiou um pouquinho. Também tentamos conhecer a igreja de St. Jamesmas estava fechada =(

Na esquina da praça principal há uma loja de bichinhos de pelúcia onde adquiri mais um pra minha coleção (eu tenho uma coleção com um bichinho para cada cidade que conheci) mas confesso que queria levar uns 20. A loja não é cara em geral e tem itens lindíssimos até mesmo para uma lembrancinha.

Saindo de Rothenburg partimos então para Innsbruck na Áustria, que é o tema do nosso próximo post.

Curtam nossa página no Facebook para saber quando haverá posts novos, curtir as fotos de viagem e acompanhar o blog por mais uma rede social: http://www.facebook.com/viagensdicaseblablabla

Beijocas e até Innsbruck - Austria ;)

Um comentário:

  1. Belas dicas! Estou indo para Heidelberg esta semana e agora me interessei em conhecer Rothenburg também! :)
    Depois posto lá ne meu blog o que achei.
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...