9 de agosto de 2012

Deserto do Atacama: chegada e Lagunas Cejar

Hoje vou começar a colocar em dia os posts desde o dia 28 de julho, que foi quando eu parei!

✈ TRASLADO
No dia 27 viajamos de Santiago a Calama pela LAN. Aqui já trago uma dica: nós compramos a passagem com o RUT (documento de identidade chileno) e a passagem saiu mais barata. Se você tem um amigo ou conhecido, ou se estiver numa escola de espanhol e conhecer um professor legal, peça pra ele/ela. A viagem foi super tranquila pra lá, 2h de voo mais ou menos e ao chegarmos usamos o transfer da empresa Licancabur que estava bem recomendada na internet e, na hora que chegamos, era a única que ainda estava aberta. Não tem como se perder porque o aeroporto é bem pequeno e o balcão dos tranfers fica bem ao lado das esteiras de bagagem. A ida de Calama a São Pedro fica em mais ou menos 1h30.

✈ HOSPEDAGEM
Quanto ao hostal a gente ficou uma semana enviando emails e mais emails pra todos os hostals possíveis em São Pedro. A maioria das respostas desagradava porque nosso orçamento estava curto e tudo em São Pedro custa caro. Por fim demos muita sorte e encontramos o Residencial Chiloé. O hostal é super limpinho e cumpre tudo que promete. Ficamos num quarto matrimonial com banheiro compartido, o que não foi problema nenhum já que o banheiro do hostal é super limpinho e são 5, assim você não tem problema com banheiro ocupado. O valor disso ficou em 18000 pesos por dia, o que não é caro. Outra dica: escolha seu hostal mas só feche pessoalmente. Ligamos pro Chiloé e esse quarto estava em 25000 pesos, quando chegamos e conversamos, a dona fez em 18000 pra gente. Pechinchar é o essencial neste lugar!

A entrada do Chiloé que fica na rua Domingos Altieza e a um
quarteirão da rua principal

✈ PRIMEIRO DIA DE TOURS: LAGUNA CEJAR
Depois de instalados, dia 28 acordamos cedo, tomamos café da manhã (incluso no preço do quarto) e saímos para buscar uma empresa para fazer nossos tours. Já tinhamos em mente dois nomes: a Desert Adventure e a Grado 10. Eu já tinha lido sobre a Grado 10 e a Desert foi nossa amiga quem tinha visto. Na Desert Adventure os 4 passeios principais - Lagunas Cejar, Vales da Morte e da Lua, Geisers del Tatio e Lagunas Altiplanicas - ficavam em 60000 pesos, com o descontinho. Não fechamos de cara e fomos procurar a Grado 10. Lá, os três últimos passeios estavam completos, ou seja, não tinha mais vagas. Só que o atrativo do passeio pras Lagunas Cejar era o caminhão equipado e um coquetel incluso. Esse passeio apenas ficava em 15000 pesos então fechamos este com a Grado 10 e fomos fechar os outros com a Desert, onde choramos um pouquinho e o preço ficou em 45000, que somados aos 15000 da outra empresa dava 60000 novamente, por pessoa.

Depois de tudo acertadinho, fomos almoçar. A vantagem de se hospedar no Chiloé é que ele também é um restaurante e há desconto pra hóspedes. Pra não-hospedes ele é barato do mesmo jeito. Um menu completo (entrada + prato + sobremesa) fica em 4500 pesos, sem sobremesa 4000, apenas prato principal fica em 3000. Comidas deliciosas e bem servidas!

Na cidade não espere badalação: ela possui apenas uma rua principal que fica cheia de gente até umas 22h30 da noite, mas nada de baladas ou coisas do tipo, apenas restaurantes e lojinhas de artesanatos, além das empresas de turismo.

O passeio pras Lagunas começou as 15h e seguimos deserto adentro até chegar às fabulosas lagunas salgadas. Recomendo levar pra este passeio toalha, roupa de banho já vestida, um chinelo e disposição, porque em época de inverno chega a ser dolorido entrar e sair das lagunas, sem contar que você fica imediatamente desidratado. No meio do caminho os guias pararam o caminhão e perguntaram quem gostaria de subir no teto e ir até as lagunas lá em cima. Eu, obviamente, fui e foi sensacional. O passeio vai até umas 18h30 e ai a Grado 10 oferece um coquetelzinho com Pisco Sour, suco, amendoins, uvas passas, azeitonas e queijo de cabra. O pôr-do-sol aí nestas lagunas é impagável e rendeu lindas fotos.

Lagunas às 15h30
O caminhão da empresa Grado 10


Fim do dia nas Lagunas, por volta das 18h30
Nosso primeiro dia de tour acabou em um restaurante com uma pizza muito boa porém servida por pessoas muito mal educadas que ficava rindo e comentando da gente, sem contar a má vontade do garçom, por isso nem recomendo. Depois fomos dormir porque o passeio do dia seguinte seria às 8h da manhã e, apesar de não ter passado mal, as condições climáticas te afetam demais! Uma dica importantíssima: quando for pro Atacama leve um kit-remedios-essenciais. Sim, leve soro para nariz, leve dorflex, leve anti-alérgico, tudo que você possa imaginar. O tempo é muito seco, seu nariz incomoda o tempo todo, sangra e é normal, mas é bom ter seu kit para prevenir ou remediar. Eu, por exemplo, não me separava do soro de nariz. Mascar a famosa folha de coca também ajuda com a dor de cabeça e mal estar causados pela altitude, afinal, você estará no deserto mais alto e mais árido do mundo!

Mas isso tudo é bem secundário perto das vistas que você tem em cada lugar que visita. O deserto é fabuloso e se engana quem crê que só verá areia e areia e areia. Foi um dos lugares mais bonitos que eu já conheci, disparado. E no próximo post: Lagunas Altiplânicas... as fotos e o roteiro estão incríveis! O blablabla tá bom, mas eu fico por aqui ;)

Um comentário:

  1. QUE LUGAR FABULOSO AMIGA! Nossa maravilhoso, tanta perfeição de natureza assim até nos deixa meio tonto!
    Fotos lindas amiga!!

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...