10 de agosto de 2012

Deserto do Atacama - Toconao, Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas

Estamos no segundo post da viagem à São Pedro de Atacama! Se curtiram o post anterior, vão amar este aqui!
Hoje eu vou contar um pouco sobre o tour que cobre a cidadezinha de Toconao, o Salar de Atacama (na região da Reserva Nacional Flamencos) e as Lagunas Altiplânicas, que são o ponto alto do dia. Este tour sai às 8h da manhã e fizemos ele com a Desert Adventure, que nos buscou no hostal. Nosso guia desde o começo foi super simpático, brincalhão e explicou tintin por tintin sobre cada lugar, o nome dele era Polaco e foi o melhor guia que tivemos, se puder pedir por ele no seu tour, faça!

A primeira parada foi na cidadezinha de Toconao, onde conhecemos a igreja, um cactus gigante, nativo, e a lhama Madonna. A igrejinha destaca bem a mescla entre igreja católica e cultura Inca. Apesar do altar colorido e cheio de flores, característica puramente Inca, não faltam santos católicos e um banner em homenagem ao papa João Paulo II.


A lhama, simpática, é de uma senhora que possui uma vendinha na praça e deixa a lhama aí para que os turistas tirem fotos. Ao contrário do que acontece no Peru, as fotos são grátis e você apenas dá algum dinheiro à senhora se comprar algo em sua vendinha.


Partindo daí fomos para o Salar de Atacama. Entramos nele pela Reserva Nacional Los Flamencos, que é denominada assim por conta dos vários flamingos encontrados aí nas lagunas entre os blocos de sal. A vista é linda, nunca havia visto nada assim antes. São formações salinas em todo o solo, parecidas com corais. Lindo! Aproveitamos também e aprendemos um pouco sobre os flamingos e sua vida neste local, inclusive sobre sua alimentação nas lagunas. Eles pisoteiam o fundo das lagunas para que saiam os pequenos camarões que são fundamentais em sua dieta. Gravei um vídeo de um dos flamingos buscando seu alimento e você pode ver o vídeo neste link.

Salar de Atacama
O alimento dos flamingos
Detalhe das formações salinas
Saindo do Salar, o tour continuou e fomos então conhecer as Lagunas Altiplânicas. Eu não sabia o que me esperava e me surpreendi: foi um dos lugares mais lindos que eu já conheci! Estamos a 4200m de altitude, no meio do deserto e, de repente, em meio a montanhas cheias de neve, duas lagunas magníficas... uma delas semicongelada! Dá pra acreditar?

Lagunas (lindas, não?)
Pra esse passeio eu recomendo levar roupas de frio, muitas! Se você reparar bem nas fotos verá que no Salar de Atacama eu estou usando uma regata e de repente nas lagunas estou de sobretudo e cachecol enrolado na cabeça. O frio é forte, daqueles cortantes, então vá preparado,  fica a dica!

Laguna Miñiques
O passeio termina nas lagunas e você, já super cansado, pode dormir por mais ou menos 1h e meia até chegar novamente a São Pedro. Infelizmente eu não dormi muito bem pois passei muito mal por conta da diminuição de altitude muito brusca. Isso pode acontecer a qualquer um e por isso recomendei no post anterior que levassem um kit remédios. Deu muito enjoo, dor de cabeça e falta de ar, mas depois de um tempo passou, tudo efeito da altitude mesmo. À noite, comemos no hostal um delicioso lomo saltado... recomendo experimentar, mesmo que não seja no Chiloé.

Por fim fomos dormir super cedo pois no dia seguinte visitaríamos os Geisers de Tatio, tour que começa às 4h da manhã. Minha dica: não beba um dia antes e não exagere nas carnes! E é isso... próximo post: Geisers del Tatio e Vales da Lua e da Morte.

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...