11 de julho de 2012

Costanera Center, Estação Central e Cerro Santa Lucia

Cada dia que passa eu acho o Chile mais bonito! E também tenho descoberto que muitas coisas que li na internet não batem com o que acontece por aqui... Mas eu, particularmente, estou achando isso ótimo! Dá pra formar uma opinião muito boa sobre cada lugar e depois passar isso pra vocês! Chega de bla bla bla, vamos ao roteiro dos dois ultimos dias?

✈ 09/07 - Costanera Mall e Estação Central
Segunda feira, primeiro dia de aula na Escuela Bellavista. Fica no bairro de Providencia, uma rua abaixo de onde estamos morando e é muito bonitinha. A escola oferece um ambiente hospitaleiro pra quem visita o Chile pela primeira vez e também dá a oportunidade de nos conectar com gente de TODOS os países do mundo. E foi o que aconteceu, claro. Já de cara fizemos amizade com a Lisa, que é da Alemanha e veio pro Chile em extensão da universidade que estuda. E muitos outros... da Noruega, dos EUA, Alemanha, Australia e por aí vai! As classes também são bem mescladas de naturalidades, mas é inevitável: o Brasil está presente em peso!
Mas vamos focar no roteiro... depois das aulas fomos a um restaurante que fica ao lado da escola e almoçamos juntos. O serviço trazia uma entrada (sopa/salada) + prato principal (frango grelhado/frango com verdura) + sobremesa (kiwi/banana com mel/panqueca) por $3100 = R$12,40 aproximadamente. E estava uma delícia! A escola então ofereceu um passeio guiado por uma professora que nos levava ao Costanera Center, que é o mais novo shopping chileno e maior da América Latina, e à Estação Central. O Costanera é bem bonito e como abriu há duas semanas, as lojas estão fazendo super liquidações para chamar os clientes.  Há lojas como a Zara, a Ripley, TOPSHOP e muitas outras de marcas ótimas com um preço bem mais acessível. A Zara, por exemplo, trazia preços ótimos comparados aos preços sem liquidação e aos preços brasileiros.

Lisa, Rejane e eu, na Escuela
Depois disso partimos de metrô para a Estação Central. Olha, pra ser bem sincera é um passeio bem dispensável. É bem bonita a estação, lembra um pouco a da Luz, que temos em São Paulo, mas as ruas ao redor - que é o que chama a atenção dos turistas - são como uma 25 de Março. Tem camelô pra todo lado vendendo coisas baratas, sim, mas é uma muvuca! No entanto, não quero ser pessimista e vou ser sincera: dá pra comprar meias, calças de frio, meia-calça de lã, tudo por um preço ótimo. Mas recomendo deixar esse passeio pra ocupar apenas metade do seu dia e não ele inteiro. Ah, e tem ali um outlet da Nike, mas ele deixa a desejar em todos os quesitos exceto tênis. Os tênis têm um precinho bem camarada, mas só.
O que não falta ali por perto é lugar pra comer, tanto na estação como fora dela. Mas preferimos voltar ao nosso bairro e comer por aqui porque a Estação Central é realmente uma muvuca...

Muvuca na Estação Central
Descemos no metrô Manuel Montt e recorremos a um Subway, que fica na Av. Providencia mesmo. O que mais me impressionou aqui foi a atenção da moça que montava nossos lanches. Perguntei a ela sobre os molhos e ela me disse alguns que não temos no Brasil. Então eu fiz aquela cara de interrogação e fiquei pensando qual colocar. A moça imediatamente perguntou se eu não queria experimentar e colocou um pouco de cada molho em rodelas de tomate e me deu pra experimentar. Por fim, escolhi um ótimo de maionese com alho, experimentem! O combo completo (lanche 15cm + suco + cookie) ficou em $3500 aproximadamente, o que dá R$14,00. Nada muito diferente do Brasil. Logo depois do Subway fomos pra casa, trocamos por uma roupa mais confortável e saímos para comprar algumas coisas no mercado, para comer durante o dia.
Eu gostei dos preços... Compramos muita coisa e gastamos em torno de $12000, uns $48,00. Recomendo pra quem fica em lugares que possuem cozinha disponível, comprar no mercado e cozinhar em casa. Economiza um monte! Sem contar que as frutas aqui são saborosas demais!

✈ 10/07 - Mercado de Abastos, Cerro Sta. Lucia e Av. O'Higgins
Dessa vez, depois da aula, resolvemos sair por conta. Fomos andando pela av. Bellavista até o final (passamos até pelo Patronato mas achei melhor não me meter nas compras agora no começo, haha) e chegamos ao Mercado de Abastos. Ele fica ao lado da Estação Puente Cal y Canto e no lado oposto está o Mercado Central. Resolvemos almoçar no Mercado de Abastos porque indicaram pelo preço. Só que ja aviso: é pra quem não tem frescura! Os pratos são saborosos demais e muito baratos, comi um prato gigante com arroz, carne com verduras e salada por $2000 que é aprox. R$8,00! E isso é metade do que se paga pra almoçar no Mercado Central. Além do que, no Abastos, as frutas e verduras são muito baratas e bonitas.
Depois do almoço então fomos pro Cerro Santa Lucia. Pra chegar foi fácil: estação Puente Cal y Canto > Estação Los Heroes para trocar de linha (da amarela pra vermelha) e depois Los Heroes > Santa Lucia. O cerro está logo na saída do metrô e eu achei lindinho! A arquitetura é mesmo antiga e a vista de lá de cima é linda. Vale a pena visitar sim, sem contar que há uma feirinha de artesanatos que é animal, do outro lado da rua, e você compra souvenirs muito baratos.

As cordilheiras vistas do Cerro
Fonte de Poseidon, dentro do Cerro

Pra voltar pra Providência decidimos caminhar e viemos pela O'Higgins que depois vira Av. Providencia. Foi tranquilo andar a noite ali, parece uma Av. Paulista mesmo. Passamos pela PUC e vimos alguns lugares para visitar durante o dia como as Praças Italia, Baquedano e a biblioteca. Além disso descobrimos que no teatro da Universidade de Chile (metrô Baquedano) sempre acontecem eventos gratuitos. Essa semana vamos à orquestra do Chile ver como é!
Uma coisa ruim daqui é que não dá pra sair com uma roupa pro dia todo. Você tem que sair agasalhadíssimo pela manhã, à tarde tira uma das 3 blusas, à noite põe touca, luva, cachecol e tudo que puder. Faz muito frio mesmo nesse lugar. Pra quem não curte, não recomendo. É difícil acordar de manhã hahaha!

Para não se iludir: a ideia de que vir para o Chile é fazer mil compras não é verdadeira a menos que você venha com bastante dinheiro. Pra quem está "segurando as economias" como eu, os preços não são tão baratos como se pensa. É a ilusão que os zeros do peso te dá! Apesar de você encontrar lugares onde se compra barato, em geral, não é. Afinal, outlets e "25 de março" tem em todo lugar.

Vou fazer um post só pra falar sobre o dia de hoje porque tenho algumas dicas pra passar. E já já, às 20h30 vamos dançar salsa! Uhu! Beijos!