14 de setembro de 2012

Pesquisando sobre Bonito

Olá!

Como eu havia mencionado em outro post, depois de voltar de viagem a gente fica com aquele comichãozinho de viajar de novo o mais rápido possível. Infelizmente como minha Universidade estava em greve, minhas férias ficaram espalhadas pelo ano e assim fica impossível planejar algo como Cidade do Cabo, na África, que é pra onde queríamos ir na próxima viagem. Então eu pensei em começar a procurar um lugar aqui no Brasil em que, com uma semana, eu pudesse planejar mais ou menos a viagem e partir! Sem contar o fato de que damos o maior valor pro que tem lá fora e acabamos esquecendo das maravilhas desse Brasilzão né?

Rio Olho D'Água


Como eu já tinha em mente visitar Bonito, porque além de natureza proporciona um monte de aventuras, resolvi dar uma olhadela no TripAdvisor, o salvador do viajante e compartilhar aqui o que encontrava por lá.

Bonito estava nos meus planos porque na época do cursinho tive uma professora de Geografia que contou pra gente da viagem dela e que conheceu o Buraco das Araras. Na narração dela, contava que no fim da tarde assistiram às araras voarem pra fora do buraco em bando, milhares delas. Pareceu um espetáculo na minha imaginação, resolvi que tenho que conhecer esse lugar!

Lá no Trip Advisor encontrei alguns lugares que não podemos deixar de conhecer em Bonito e fiz uma listinha com eles aqui:

1- Rio da Prata

Primeiro, algumas informações geográficas:  O rio da Prata é o estuário criado pelos rios Paraná e Uruguai, formando sobre a costa atlântica da América do Sul uma muescatriangular de 290 quilômetros de largura. Corre de noroeste a sudeste e mede dois quilômetros de largura no ponto que se toma como origem. No ponto onde as águas deixam de ser doces e se convertem no Oceano Atlântico sua largura é de 219 quilômetros. O limite exterior do Rio da Prata está determinado pela linha imaginária que une Punta del Este (República Oriental do Uruguai) com Punta Rasa no extremo norte do Cabo San Antonio (República Argentina). (fonte: www.wikipedia.com)

É no desemboque do Rio Olho D'agua no Rio da Prata que são feitas as famosas flutuações. Aparentemente são 4h de passeio flutuando rio abaixo. Neste rio o que mais chama a atenção é o contato com os peixes. Em todas as classificações do TripAdvisor são mencionados dois tópicos: a quantidade de peixes e a preservação ambiental. Apesar de eu ter ficado com um certo medão receio quando vi essa foto abaixo, ainda quero ir!

Jacaré no rio, em Bonito. E aí, tem coragem?
2- Abismo Anhumas

Esse passeio parece interessantíssimo mas me lembrou o vulcão Villarica em Pucon: tem que ter preparo físico. São 72m de rapel que me deixaram com água na boca, pois as recomendações no TripAdvisor dizem que a vista das águas cristalinas, que podem chegar a 80m de profundidade, é maravilhosa!



Impressionante não? Pra ver mais fotos, clique aqui
Uma parte importante que encontrei no site feito para o proprio abismo são os pré-requisitos e treinamentos. Primeiro deve-se fazer um treinamento um dia antes do passeio pra conhecer as técnicas de subida e descida. Depois disso, para a flutuação, são necessárias máscaras e snorkel, porém há monitores para ajudar nessa parte. E, por fim, pelo que li das dicas de quem já foi, também é necessário um preparo emocional e tranquilidade para fazer o passeio sem problemas.

Mergulho no Abismo
3- Gruta do Lago Azul

É uma das maiores cavernas inundadas do planeta e foi descoberta por um índio, em 1924. Com essa informação eu já topava o passeio, mas busquei um pouco mais e descobri que aí também foram descobertos fósseis e que a origem das águas que inundam a caverna é desconhecida.



Lendo as recomendações li algumas pessoas reclamando do preço salgado para visitar o lugar, que no caso é de R$36,00 como encontrei aqui neste site

4- Rio Olho D'agua

fonte : http://www.bonitoweb.com.br/riodaprata/

Dos mais formosos de todos os lugares de Bonito/Jardim (MS), o pequeno e cristalino Rio Olho d´Água nasce de fontes subaquáticas. São conhecidos aqui como" vulcões", dado o movimento incessante da areia se movendo em cada pequeno olho dágua, no fundo do lago inicial. Local de reprodução de várias espécies de peixes, o rio todo é cheio de dourados, piraputangas, lambaris e peixes de variadas cores, todos muito dóceis, ao ponto de permitirem aproximação sem se espantarem. O rio passa por uma forte corredeira, de alva água borbulhante sob a mata ciliar, e retoma seu curso normal, até desaguar no rio da Prata, com a água um pouco menos cristalina e bem mais fria do que seu belo afluente. O ecoponto fica a cerca de 50km de Bonito.

5- Buraco das Araras

Finalmente! O motivo principal pelo qual me interessei a ir foi o Buraco das Araras, como disse no início do post. Procurei um video que mostrasse um pouco deste lugar, você pode assistí-lo aqui .

A história do lugar é muito legal e eu encontrei no proprio site da atração turística : Em meados da década de 1980 as coisas começam a mudar. Em 1986 o senhor Modesto Sampaio comprou uma parte da Fazenda Costa Rica para trabalhar com criação de gado, batizou esta nova área de Fazenda Alegria e trouxe a esposa e os três filhos para ajudar. Mas o que eles não sabiam é que o antigo corredor de gado também foi incluído na compra, e o buraco estava bem no meio do lote comprado. Sua esposa não gostou nem um pouco da novidade, mas como tudo na vida tem uma razão de ser, seria questão de tempo descobrir o destino daquele lugar. Assim o Buraco das Araras foi todo cercado para evitar acidentes com o gado criado na fazenda, e passou a ser sempre visitado pela família para apreciar a beleza local. Mas as visitas dos curiosos continuavam, e muitas delas acabavam em vandalismo. Seu Modesto, que sempre gostou da natureza, ficou incomodado com isso, e teve uma ótima ideia. Quando percebia que tinha gente estranha querendo soltar fogos de artifício ou tiros para fazer barulho e assustar as aves nos arredores do Buraco, se aproximava todo matuto e pedia para que as pessoas fossem embora. Quando o visitante retrucava, ele dizia: Me desculpe, mas foi ordem do patrão... E as pessoas acabavam indo embora sem saber que ele mesmo era o patrão... Aos poucos o vandalismo foi diminuindo, e as visitas queriam apenas admirar, sem interferir. Mas esta curiosidade dos visitantes não passou despercebida, e despertou nos proprietários a consciência da importância daquele lugar. E a vontade de tornar aquele buraco cheio de araras novamente cresceu.



E aí, o que achou do lugar? Esses cincos pontos não constituem nem metade do que se pode fazer por lá. Além da natureza maravilhosa para visitar, os esportes radicais são hiper-valorizados neste local. Deixo mais algumas fotos para animar os que ainda não têm certeza e pra aguar a boca dos que já querem ir!




Quem sabe esse não se torna, de fato, o próximo destino do blog pra eu dar dicas e contar o roteiro?

Beijocas!
(todas as fotos sem créditos desse post foram encontradas na pesquisa do Google)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...