29 de junho de 2012

Caderno-guia: preparativos (parte 2)!

Hoje eu tenho uma dica que dá trabalho mas ajuda muito a organizar sua viagem e ainda dá aquele gostinho bom de "quero ir logooooo", haha.

Enquanto não chegava a reta final dos preparativos eu pesquisei muito na internet sobre informações do Chile e do Peru, e, de repente, eu percebi que tinha lido mil coisas e não lembrava de mais nada. Foi aí que tive a grande ideia de organizar todas essas informações tão importantes em um pequeno caderno que eu pudesse carregar comigo pra todo canto!

É claro que quando a gente procura informação na internet estamos lendo, na maioria das vezes, opiniões. E opiniões são bastante particulares, o que um gosta o outro pode não gostar. Então pra fazer o meu caderno eu tive que pesquisar muito e fazer uma filtragem de tudo que li!

A ideia final, que é minha dica pra vocês hoje: (1) pegar folhas de rascunho e anotar, anotar, anotar. Depois, (2) separar tudo que anotei em algumas categorias principais, pra ficar mais fácil a busca. Por fim, então, (3) grifar na folha com as cores referentes às categorias e pronto, passar a limpo pra um caderno.
Detalhe: o caderninho, de preferência, tem que ser pequeno e prático, pois o objetivo é usar no dia-a-dia mesmo, num taxi, por exemplo, ao dizer o endereço que se quer ir. E aí tudo se encaixou!

Rascunhos grifados em categorias

É uma bela terapia e você pode fazer isso nos horários livres que você tenha antes de viajar.

Vamos supor que você leia aqui no blog que adorei um lugar xis e depois visita outro blog que detestou este lugar xis... não fique em dúvida! Visite o lugar e tire sua própria conclusão! Afinal, gosto é gosto. Como no meu caso ficarei bastante tempo no Chile, isso não será problema. Já pra quem viaja num período curto, o mais fácil é buscar em pelo menos 5 fontes diferentes a informação sobre um determinado local. A opinião da maioria pode te ajudar a decidir se visita ou não este local! E aí você pode anotar o que decidiu no guia para não esquecer.

O mini-guia também vai servir pra fazer as anotações pro blog, o que facilita muito a vida para depois lembrarmos de todos os detalhes, preços, lugares legais e etc. Então, o meu guia ficou dividido em 8 categorias:
- Bairros e Ruas (para as atrações gerais dos bairros)
- Pontos Turísticos (igrejas, museus, praças, vulcões)
- Estações de Metrô (o que você encontra proximo a cada uma)
- Bares e Restaurantes (os caros, os baratos, os bons, os ruins)
- Comidas (coisas que você não pode deixar de comer)
- Lojas (as caras, as baratas, as próximas de onde você está hospedado)
- Hospitais e Saúde (números de emergência, hospitais próximos, recomendações)
- Regras, Serviços e Informações (todas as informações sobre troca de dinheiro, locais perigosos, empresas de ônibus, trem, locais onde se compra ingressos, o que é permitido e o que não é).




Depois de preencher o caderno com tudo que anotou é hora de um toque final: localizar itens que não pertencem à categoria em que você está. Assim você sabe que o que está lendo pode ser encontrado em outra categoria, com mais detalhes... deu pra entender? Dá uma olhada na foto:


A ideia geral é: suponha que você está no Bairro de Providencia e quer saber o que tem de bom por lá. Na categoria dos bairros você lê um apanhado geral de Providencia e vê que por ali tem um ponto turístico que você gostaria de visitar e um restaurante em conta. Daí então vê nessas duas categorias os endereços do ponto turístico e do restaurante. Mas aí lê que esse restaurante só abre num horário específico e que poderá caminhar pelo bairro enquanto espera. Então você vê uma loja conhecida, abre seu caderninho e vê na seção 'Lojas' que esta loja é muito barata e legal. Se a loja fosse cara, já evitava-se o susto antes de entrar... Entenderam as ligações? Fica muito fácil planejar a sua viagem assim porque basta você procurar em cada categoria o que há de comum, próximo e planejar o seu dia!
E por fim você pode (deve) imprimir um mapa do metrô local e dos bairros, como eu fiz...

Mapa do metrô e dos bairros de Santiago
Claro que o meu caderno ainda não está terminado, porque ainda estou pesquisando muita coisa! Mas garanto que depois da viagem, todas as informações que anotarei no caderno estarão aqui, detalhadas, dia-a-dia!

OUTROS PREPARATIVOS
Os remédios encomendados chegaram, está praticamente tudo comprado e só falta trocarmos nossa carteirinha de vacinação nacional por uma internacional, na Anvisa.
Pra quem não sabe, precisa tomar vacina da febre amarela pra ir para o Peru. Nós tomamos a nossa ali na Av. Paulista no Instituto Pasteur, mas, infelizmente, eles não liberam carteira internacional. Pra quem quiser reduzir o trabalho, tome direto no Hospital das Clínicas que já te dá a carteira internacional. Nós, que não sabíamos, vamos ter que ir até o Aeroporto de Congonhas pra trocar nossa carteirinha!

E hoje começa a contagem regressiva: 1 semana apenas pra viagem. Esta semana teremos post sobre o que levar de eletrônicos, quais cuidados especiais devemos ter ao ir para o Chile e Peru, como organizar as miudezas e outros!

Visitem o instagram (viagensdicaseblablabla) pra curtir as fotos de viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...