6 de setembro de 2012

Bagagem: o que é essencial?

Olá!

No post de hoje quero falar sobre algo que deixa muitos de cabelo em pé e, no entanto, não incomoda nem um pouco a outros: a bagagem. Resolvi focar o post no tópico principal dentre os vários que podemos falar sobre malas, que é o que de fato é essencial numa mala.

Então pedi pra algumas pessoas, de perfis e idades diferentes, falarem sobre o que, para elas, é indispensável numa mala, separando em três tópicos: a mala de mão, bagagens pro verão e bagagens pro inverno. Eu também escrevi o que, pra mim, é essencial, agora que, pós-viagem, tenho outra visão sobre fazer as malas (ainda mais depois do perrengue que passei entre Chile e Peru haha).


           
Nathalia Rodrigues, 20 anos, estudante de Quimica e dona do Minha Janela
VERÃO - Eu sempre tento montar alguns looks para a quantidade de dias que vou ficar, experimento na frente do espelho para facilitar as coisas na viagem. Levo shorts jeans, mini saias, saias mais compridinhas, vestidinhos leves, regatinhas e também camisetas e uns dois sweaters coringas que combinem com todas as roupas caso bata aquele ventinho surpresa. De acessório, os colares, pulseiras e brincos. Esses eu também tenho que levar um ou dois que combinem com todas as roupas, porque eu sempre levo uma caixa de bijuterias e não uso nem metade. Além disso, protetor solar, biquini, canga, óculos de sol: essas coisinhas que combinam lindamente com o verão.
INVERNO - Pra ele, com certeza eu monto os looks antes e também fico esperta com o que posso colocar a mais, caso o frio seja maior do que o esperado. Adoro calças skinny, montaria porque elas ficam ótimas com botas. Ah, as botas, adoro todas, mas eu tenho duas lindas e favoritas que são da marca UGG, aquelas peludinhas. Levo também um sobretudo, casaquinhos mais compridos e moletons para passar a tarde. Dependendo do lugar (como Chile ou Campos do Jordão) eu costumo levar além disso tudo luvas e boinas e um tampa orelha é essencial porque eu sinto muito frio na orelha!
MALA DE MÃO - Não pode faltar de jeito nenhum: meu Ipod, meu celular e também algumas coisas essenciais: eu sou miope então sempre tenho que ter por perto as coisas da lente e óculos de grau. Além do que é sempre bom ter um lapis de olho e um blush né? Livro geralmente é uma coisa que eu não levo porque sei que não vou ler.

Rosana de Menezes, 50 anos, advogada e mais conhecida como 'minha mãe'

VERÃO - Fiz uma lista do que acho essencial nas malas:
- regatas e blusas lisas, porque podem ser usadas mais de um vez com acessórios diferentes, o que dará um look novo ao visual;
- shorts, sempre fazendo uma combinação com as blusas escolhidas;
- um vestido preto básico – coringa em qualquer situação;
- calças de tecido fino, nada de jeans no verão: fazem volume e não deixam transpirar
- biquínis e maiô: se a viagem for para o litoral três biquínis e um maio, para outros destinos apenas um biquíni e um maiô;
- acessórios – por serem itens pequenos gosto de levar vários para inovar todos os dias no visual;
- sapatos – um bom chinelinho, uma sandália baixa; um tênis casual e um sapato social de acordo com a estação para qualquer evento social inesperado;
- pijama curto
INVERNO - - camisetas de manga ¾ ou longa e camisas de manga compridas, cores lisas e neutras;
- suéter de cores variadas que façam várias composições com as blusas e calças;
- calças jeans e de veludo;
- sapatilha, tênis casual, bota e um sapato social de acordo com a estação para qualquer evento social inesperado;
- um bom casaco impermeável e um caso mais social;
- acessórios de inverno: cachecol, lenços de pescoço e luvas e, quanto as toucas não sou muito fã, mas sempre levo uma para evitar dor de cabeça em dias muito frios;
- meias de lã
- pijama longo.

MALA DE MÃO - - maquiagem – sempre será necessário um retoque para chegar impecável ao meu destino;
- protetor solar (independente de ser verão ou inverno não pode faltar)
- óculos de grau e Sol / lente de contato e acessórios – não vivo sem nenhum deles;
- IPad – para distrair durante a viagem lendo ou jogando;
- documentos – originais e cópias somente dos necessários, para evitar perdas e extravios;
- uma troca de roupa – para não passar apuros caso a bagagem seja extraviada;
- tapa olho – pois, não consigo dormir com um mínimo de claridade;
Claro que a quantidade de todos os itens descritos varia de acordo com a quantidade de dias e disponibilidade e custo de lavanderia, lembrando que uma boa combinação de peças pode diminuir a quantidade de roupa a ser levada.

Felipe Morgan, 20 anos, estudante de Engenharia Química e o único homem do post
VERÃO - Gosto de levar opções úteis para vários tipos de situações. Por exemplo, curto levar uma camisa que eu possa usar tanto numa balada à noite quanto num passeio turístico à tarde. Pro verão levaria camisetas básicas e regatas que não ocupam tanto espaço e, quanto às bermudas, tenho um esquema: se levo quatro bermudas de praia, levo duas bermudas mais 'sociais' sendo uma de pano e uma jeans. Costumo levar apenas um tênis (confortável e usável para sair) e um chinelo. Apesar disso, hoje em dia também tenho o costume de levar um sapatênis porque nunca sei se vou ter um evento mais social. Não costumo usar nenhum acessório tipo bonés e chapéus, apenas levo o óculos de sol.
INVERNO - Pra falar a verdade faço uma mala parecida com a de verão, exceto pelas bermudas. Levo duas calças jeans, sempre. Uma jaqueta mais grossa, duas mais finas, vários suéteres. Na viagem ao Chile com a Natalia, que faria mais frio, levei aquelas ceroulas masculinas de usar por baixo da calça e umas calças de lã, apesar de não gostar muito de usar. Pra sapatos, mesmo esquema: tênis, chinelo e sapatênis. Pra mim, o essencial mesmo é ter cuecas limpas! E também costumo deixar pra comprar algumas roupas no lugar pra onde estou indo.
MALA DE MÃO - Não costumo levar nada especial na mala de mão, apenas o computador (que não é legal despachar) e uma troca de roupa pro caso de extravio. Óculos de grau também vai comigo na mala de mão, caso eu precise tirar a lente.

E ai, se identificou com alguém?

Eu, no caso, mudei muito minha visão sobre fazer as malas e hoje dia penso em cumprir o lema: quanto menos peso, melhor! Depois da correria que tive entre Chile e Peru, quando descobri que tinha mais peso que podia na mala, resolvi mudar meu estilo de fazer malas. Não que eu seja expert nisso, longe de mim. Mas com certza numa próxima viagem minha mala vai estar bem mais 'carregável'. Por exemplo: levei blusas de frio que nem cheguei a usar no Chile porque eram chiques demais, ou não combinavam muito com nada, só serviram pra pesar mais! Numa próxima vez sei que devo levar o mais essencial das blusas de frio e, se necessário, comprar por lá. Levei uma sapatilha que nem usei (por causa do frio) e esqueci de levar um chinelo. E olha que eu planejei bem antes a arrumação da mala!

Numa mala de verão, por exemplo, eu acho que economizaria nos shorts, levando poucos que combinassem com tudo. Toalhas também: é mais fácil conferir no hotel ou na casa onde você vai ficar se eles têm toalhas antes de abarrotar na mala um peso desnecessário. Roupas pra sair à noite têm que combinar muito bem. Eu levaria duas blusas leves, em que ambas combinassem com uma saia e um short social e aí  um vestidinho preto, como disse a minha mãe lá em cima, que é 'coringa em qualquer situação'.

Na mala de mão eu costumo levar mais bugiganga que o necessário então reduziria pra: iPad/notebook, iPod, celular, documentos separados na pastinha e roupa de troca, sem esquecer de um estojinho reduzido de maquiagem pra não sair do avião com cara de zumbi. Pra quem curte levar maquiagem não esqueça de conferir se não tem frascos com mais de 100ml porque estes não são permitidos! Livro, nunca... só pesa e eu acabo nunca lendo.

Se você não se identificou com ninguém e tem seu jeito de arrumar as malas, manda pra gente atualizar o post com as suas dicas também!

No próximo post uma nova categoria: Top Destinos. Vamos falar, em vários posts, sobre o que conhecer em destinos que foram classificados como os mais desejados do Brasil e do mundo. Quem sabe você não se inspira pra sua próxima viagem e manda o roteiro pra gente?

Beijocas!


2 comentários:

  1. NATÁLIA, SOU PRIMA DA SUA MÃE. VISITEI SEU BLOG TODO E ADOREI AS DICAS, SÃO MUITO BOAS, COM ROTEIROS COMPLETOS,HORÁRIOS E TUDO MAIS. PARABÉNS!!! BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera! É um prazer receber você aqui! Obrigada pelos elogios e volte sempre! Faço isso com muito amor! Um beijo!

      Excluir

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...