18 de abril de 2013

Roma: Coliseu, Pantheon, Igreja de São Ignacio de Loyola e Fontana de Trevi

Olá!

Terceiro e penúltimo dia de Roma... cada vez estamos mais perto do fim deste roteiro. Dia 3 de novembro foi de dia de puro pique, conhecer vários lugares a pé e ainda se perder de táxi. (informações de preço e horários das atrações no fim deste post).

Começamos com o Coliseu que não pudemos ver no dia 2 como contei aqui no post anterior. Saímos a pé pela Via Aurelia até o metrô mais próximo, que era a Cornelia e, após fazer uma baldeação na estação Termini, fomos até a Colosseo, que fica em frente ao monumento. Ao buscarmos a entrada encontramos a fila e ficamos aí até chegar próximo a entrada. Recomendo duas coisas neste ponto: tenha muita paciência ou compre um pacote com os guias que oferecem entrada em grupo. É uma desorganização sem fim, desde o ponto de entrada (você fica na fila em um pedaço dentro do Coliseu) até a bilheteria de fato. Tem gente que tenta entrar na sua frente, tem funcionário mal educado, tem de tudo. Recomendei a entrada com os guias de grupo porque eles passam na frente, em uma parte sem fila e sem muvuca. São 3 ou 4 euros de diferença que pagam a sua dor de cabeça. De qualquer maneira, entramos! Por 12 euros conhecemos o tão falado Coliseu.

Andando de metrô



É muito legal entrar e conhecer um lugar que tenha sido tão importante na história e, apesar de termos sempre ouvido falar que lá houveram batalhas sangrentas de gladiadores, ninguém sabe informar bem ao certo o que acontecia de verdade. Guias nos disseram que não haviam batalhas de gladiadores, apenas de animais, outros diziam que sim. Até mesmo batalhas navais podem ter ocorrido ali dentro, por meio de um sistema de inundação do Coliseu. O que importa é que o local é muito bonito de se ver e rodar entre as ruínas, tirando um zilhão de fotos. Pra andar lá dentro, apesar da grande quantidade de gente, não há problemas. Não tenho dicas do tipo 'vá ao ponto tal' porque dá pra conhecer tudo e tudo é igual lá dentro. Acredito que deva ser mais legal visitar com um guia que te conte um pouco da história mais detalhada de cada cantinho do Coliseu, porque andamos e andamos por lá e só, apenas observando mesmo. Ao sair, comemos um panini numa carrocinha ali por perto, horrível, nem percam tempo.






Depois de umas 2 horinhas circulando pelas ruínas não sabíamos o que gostaríamos de conhecer e resolvemos visitar o Foro Romano. Mas nos perdemos, entramos num lugar que deu numa igrejinha franciscana minúscula, numa elevação. Mas dali pudemos ver por fora o Foro. Nessa hora confesso que houve falta de informação da nossa parte pois não sabíamos bem como entrar no Foro e acabamos por nos perder e achar que tínhamos visto de longe o que havia para ver. Engano nosso. O Foro era a praça principal da época do Imperio Romano, onde haviam os discursos políticos, tribunais criminais e discussões comerciais. Dentro dele há templos, basílicas e outras construções. O ingresso pro Foro é o mesmo do Coliseu, você já ganha a entrada nos dois (e o ingresso é valido pra dois dias).

Foro Romano por fora
Igrejinha S Franciso


Partimos pra re-visitar a Fontana de Trevi durante o dia! Com o mapinha em mãos fomos caminhando até lá... é um pouco longe mas dá pra ir. Ao chegar na Fontana percebi que ela é ainda mais bonita de dia. Minha mãe gostou mais de noite. Ainda aproveitamos pra tirar mais fotos e tomar um belo gelatto na sorveteria ao lado da Fontana. Há uma loja bem em frente a fonte que tem várias camisetas, jaquetas e bolsas bem legais pra comprar e dar de presente, num precinho bem acessível. Não tem erro! Me arrependi de não tem comprado uma bolsa do Roma pra mim.

Fontana, durante o dia


Caminhando mais um pouco, em busca de ver o Pantheon por dentro, encontramos sem querer a igreja de São Ignacio de Loyola. Cara, que igreja mais linda! Demos a sorte de trombar com ela no caminho porque nenhum guia nos deu a dica de visitá-la e estávamos bem melhor preparados quanto à França do que quanto à Italia. Ela é completamente cheia de pinturas, esculturas, teto pintado... dá uma olhada na belezinha:





Saindo da igreja, mais um pouco de caminhada e chegamos ao Pantheon. Pra entrar não tem exatamente uma fila, tem um aglomerado de gente. O Pantheon fica aberto ao público, sem custo e você pode ficar rodando lá dentro e admirando os diversos altares. Eu, particularmente, não achei ele muito legal não, preferi por fora. Mas olhamos todos os altares e gastamos um tempinho por lá. O engraçado foi que quando estavamos vindo do Coliseu iamos comprar torrones naquela barraquinha do post anterior. Minha mãe pediu um desconto e, ao perguntar pro chefe se poderia fazer, o empregado tomou uma bronca e minha mãe se irritou, dizendo que não ia comprar nada porque o dono foi grosso com o coitado do moço. Só que até o Pantheon ainda não havíamos encontrado o tal do torrone... conclusão: tivemos que voltar andando, tudo de novo, até no Monumento Vittorio Emmanuel II pra pegar o torrone.


Por fim pegamos um táxi novamente no mesmo lugar e pedimos pro taxista nos levar ao McDonalds da Via Aurelia, já que estávamos todos cansados e sem pique de procurar um restaurante perto do hotel (o que na verdade não tem). Só que ele nos levou ao McDonalds da Aurelia, lá longe do hotel, quando na verdade queriamos o que ficava proximo ao hotel e também na Via Aurelia, o da Cornelia (estação próxima). Como que a gente ia adivinhar que aquele não era o da Aurelia? Hahaha, por fim pagamos um pouco a mais pela corrida, claro. Provem os lanches característicos da Italia, são muito bons! E não deixem de tomar o McFlurry Pistacchio!

Acabou-se o dia e arrumamos nossas malas pra deixar tudo organizadinho, já que no dia seguinte assistiriamos ao Angelus, a missa de domingo feita pelo papa (que ainda era o Bento XVI). Mas isso eu conto no post seguinte, finalizando o nosso roteiro e logo já iniciando o nosso novo roteiro, pro qual viajo sábado pela manhã!

✈ INFO TURÍSTICA

Coliseu - Horários e Preço
Do último DOM de Março a 31 de agosto : 9h as 19h30
Setembro : 9h as 19h
Outubro : 9h as 18h30
Novembro a 15 de Fevereiro : 9h as 16h30
16 de Fev a 15 de Mar : 9h as 17h
16 de Mar ao último SAB de Março : 9h as 17h30

Preço: 12 euros (dá direito a entrada no Coliseu, Foro Romano e Palatino, por 2 dias)


Pantheon - Horários
Aberto: Seg – Sab: 9h as 18h30 / Dom: 9h as 13h.
Não se paga para entrar.



Beijocas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...