23 de junho de 2012

Escócia: Stirling e Edimburgh

Continuando a sequência do resumo da viagem pra Europa hoje vou contar um pouco mais sobre a Escócia! Cara, que país mais lindinho. Queria ter passado mais uns 7 dias no mínimo por lá, porém foram só 3, dos quais 2 foram aproveitados.
Pra quem não curte muitas fotos, pare por aqui, este post está recheado delas! Hahaha

Ficamos hospedados no Stirling Hostel, na cidadezinha de Stirling, que tem uma estrutura bem antiga, com um cemitério conjugado e parede com parede à antiga prisão da cidade. O café da manhã é bem fraquinho nesse hostel, recomendo comer umas três tigelas de cereal!

Chegamos no fim da tarde e aproveitamos pra conhecer a pé o castelo da cidade, o cemitério e o pequeno centrinho que deve ter umas três lojinhas no máximo, mas já estavam todas fechadas. A cidade tem um McDonald's e um Subway pra quem não tem coragem de comer em qualquer lugar. E o que não falta na rua principal é pub! No entanto você só pode entrar se for maior de idade e... bom, os lugares são frequentados em maioria por um monte de coroas barbudos e motoqueiros que me botaram um certo medo.

A igreja principal é bem bonita e a cidade acaba por aí! Dá pra conhecer tudo a pé e tranquilamente. Depois de jantar no Mc que era o único comércio aberto, subimos para o hostel para dormir pro dia seguinte. A cidade à noite dá muito terror, panico, arrghhh medo porque não é nem um pouco bem iluminada e aquela casas de pedra rústica dão um toque de filme de terror. Mesmo assim a cidade é bem lindinha e vale muito a pena conhecer!

Não recomendo andar sozinho lá à noite porque, em grupo, fomos abordados por garotos violentos que quebraram um guarda chuva, nos circularam com bicicletas, perguntaram de onde éramos e nos mandaram ir embora pois não havia nada para visitar ali. Saímos rapidinho e fomos para casa... Fiquem sempre atentos ao visitarem estas cidades pois há pessoas que não aceitam o turismo, são xenofóbicos mesmo e não têm o menor pudor em assustar você na rua.

A parede lateral do hostel e seu cemitério particular. Nele
você encontra o túmulo da esposa de William Wallace!



Vista linda da parte de trás do hostel
O cemitério
A cidadezinha muito rústica
Vizinho ao hostel, a Old Town Jail
Castelo de Stirling
Cemiterio de Stirling
A frente do hostel

No dia seguinte acordamos cedo, tomamos café e partimos para o William Wallace Castle, que pode ser visto do pátio do castelo de Stirling (veja na foto). Achei o castelo bem sem graça, não tem nada demais dentro dele e, na verdade, parece um mirante. É interessante por toda a história de William Wallace e pela cara medieval que tem o castelo. A subida é cansativa, pra quem não tem pique, tem que subir por uma trilha de terra que vale a pena para ver a flor característica da Escócia (só sabíamos disso porque tínhamos um guia local muito simpático, um senhorzinho escocês que sabia muito sobre a cidade e nos ajudou muito por lá!).

Vista do castelo de William Wallace direto do castelo de Stirling
William Wallace's Castle ao fundo
A campânula, tipicamente encontrada na Escócia
O castelo de William Wallace
Depois de subir e descer, pegamos o ônibus e fomos pra Edimburgo. Achei linda a cidade e queria ter conhecido mais dela porque tivemos pouquíssimo tempo!

Visitamos o Castelo de Edimburgo que é lindo e muito pomposo. Dentro dele há uma igreja própria onde você pode ver os vitrais e livros com os sobrenomes de famílias britânicas. Em outro anexo há bonecos de cera representando a familia real e as paredes também estão pintadas. Há itens que não podem ser fotografados.

O castelo de Edimburgo
A entrada do castelo
Igreja dentro do castelo de Edimburgo
Rainha Mary Stuart da Escócia, saiba mais
sobre ela aqui
O dia foi livre para compras e novamente comi no McDonald's. Comi lá mais por praticidade mesmo, estava chovendo muito e não tínhamos muito tempo para buscar restaurantes.
As lojas na Escócia deixam a desejar na questão de preço. Não comprei nada por lá porque tudo era muito caro. Sem contar que se você paga em libras esterlinas muitas vezes pode receber em libras escocesas. O legal da avenida principal é que tem um monte de figuras, que nem a gente vê aqui na nossa avenida Paulista. Meus amigos tiraram fotos com a mulher que tem mais piercings no mundo e não faltam tocadores de gaita de fole. Nesta mesma avenida você encontra a loja magnífica da Top Shop, lojas de departamento, um shopping subterrâneo e a loja da Disney.

A avenida Princess
Dica: para subir ao castelo de Edimburgo pode-se passar por vilazinhas antigas muito rústicas (parte velha da cidade) e que dão umas sensação de estar num filme antigo! São lindas de se ver e eu recomendo passar por ali para chegar à rua que sobe para o castelo. Nesta rua há diversas lojinhas de souvenirs maravilhosas que deixam qualquer um muito louco! Só fiquei triste porque os "kilts", famosas saias escocesas são muuuuuuuuito caras (de 35 a 47 libras).

Museu gracinha na vila em que passamos para ir ao castelo
Estou apaixonada até hoje por esta vila!
Igreja lindissima na subida pro castelo de Edimburgo

Antes de voltar para o hostel paramos para visitar a ponte do rio Forth, a Forth Rail Bridge que é lindíssima, toda de ferro com aproximadamente 2,5km. Se quiser saber mais sobre o significado historico, clique aqui!
(Curiosidade: pra quem gosta de Harry Potter, deve saber que o nome do irmão de Dumbledore é Aberforth. O nome dele faz menção a este exato rio Forth que mostrei aqui! 'Aber' significa 'foz', então seu nome quer dizer 'foz do Rio Forth')


Retornamos então para o hostel onde nosso guia local preparou miolos de carneiro e estava magnífico e muito bem temperado, o famoso Haggis. Ele disse que é um prato local muito servido por lá, então recomendo pra quem vai visitar restaurantes pedir este prato. Depois de dormir, no dia seguinte, retornamos à Reading. A paisagem é lindíssima no caminho e você vê um zilhão de ovelhas/carneiros nos morros da estrada.

Uma pena que tenha ficado apenas 2 dias por lá, recomendo ficar pelo menos uns 5 dias para curtir tudo que Edimburgo e cidades próximas têm a oferecer! Visitar um pub está na minha lista para quando eu retornar!

Veja mais algumas fotos que tirei na Escócia:







Dica: Aqui um blog que visitei e que fala sobre a cidade numa visão geral, muito legal!
Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...